Confiança do Comércio cai de 87,0 para 86,8 pontos em março

Na médias trimestrais o indicador subiu 0,5 ponto

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV IBRE) cedeu 0,2 ponto em março, ao passar de 87,0 para 86,8 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador subiu 0,5 ponto, a primeira alta depois de seis meses de quedas consecutivas. Os números foram apresentados nesta quarta-feira.

“Depois de alta no mês passado, a confiança do comércio ficou relativamente estável na passagem para março. Essa estabilidade foi resultado da combinação da expressiva alta do índice que mede o volume de demanda no momento presente e da intensa queda das expectativas em relação aos próximos meses. Nos dois sentidos é preciso cautela, dado que a alta do ISA-COM recupera apenas 31% das perdas acumuladas nos sete meses anteriores”, avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Pelo lado das expectativas, a queda mais intensa pode ter sido influenciada pelo aumento da incerteza ao longo do mês, em especial aquelas relacionadas aos desdobramentos da Guerra.

Para ficar de olho no seu dinheiro, entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real, além de materiais, relatórios e outras informações que vão te ajudar a investir melhor e guardar mais dinheiro.

O resultado negativo no mês foi influenciado pela piora do Índice de Expectativas (IE-COM), que caiu 10,0 pontos, chegando a 86,4 pontos, menor patamar desde março de 2021 (70,2 pontos).

Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 9,5 pontos, ao passar de 78,1 pontos para 87,6 pontos, maior nível desde novembro de 2021 (88,3 pontos).

Resultado trimestral

Depois de dois trimestres de recuperação no meio de 2021, esse é o segundo trimestre seguido de queda da confiança trimestral do setor. Apesar do resultado positivo em março, a queda no primeiro trimestre de 2022 foi influenciada pela redução do Índice de Situação Atual, que já vinha desacelerando desde o final do ano passado. Pelo lado das expectativas, o IE-COM no trimestre mostra reação com uma pequena alta de 1,3 ponto, mesmo com a queda do dado pontual de março.

Entre nos nossos grupos para traders: http://bit.ly/3tXPfCd

você pode gostar também

Comentários estão fechados.