O CAGED de fevereiro registrou saldo de 328,5k de vagas criadas, acima das nossas expectativas (237,7k) e da mediana do mercado (220,3k).
Por setores, a agropecuária registrou criação de 17,4k de vagas, a indústria geral de 43,0k (sendo 38,6k da indústria de transformação), a construção de 39,5k, os serviços de 215,4k e o comércio de 13,2k de vagas.
Dentro dos serviços, destaca-se o saldo de 66,5k de vagas para a educação, o maior valor desde a mudança da série em 2020 e relacionado com a volta às aulas no mês.
Entre nos nossos grupos para traders: http://bit.ly/3tXPfCd
Em 12 meses, já com os ajustes na série, o saldo de vagas criadas soma 2,7 milhões, em que 51,2% são em serviços. Esses números devem-se à reabertura e retomada da economia após as medidas de restrição de 2020. Apesar disso, o mês registrou 69,4k vagas a menos que em fevereiro de 2021.
O resultado acima das expectativas é um sinal positivo de que o mercado de trabalho formal continua surpreendendo para cima. Parte da surpresa, contudo, veio no setor de educação que juntou a volta às aulas (evento sazonal) com a retomada de parte do ensino presencial. O saldo acumulado no ano de -46,9 mil vagas no comércio parece já indicar os efeitos da inflação e do aumento dos juros. Por fim, mantemos nossa expectativa de desaceleração no mercado de trabalho ao longo do ano devido ao aperto das condições financeiras e monetárias, bem como do impacto inflacionário sobre os custos.
*Por Felipe Sichel é sócio e economista-chefe do Modal
Entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real.
Comentários estão fechados.