A Petrobras deve concluir a venda de sua refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, antes de março, apesar da saída da executiva responsável pela privatização, afirmaram à Reuters duas fontes próximas ao negócio na segunda-feira (25).
Anelise Lara, diretora de Refino e Gás da petroleira de controle estatal, está se aposentando, disseram as duas pessoas com conhecimento do assunto. Ela estava liderando os esforços da empresa para privatizar oito refinarias, que representam cerca de metade da capacidade de produção de combustível do país.
A Petrobras está em negociações exclusivas com a Mubadala Investment, de Abu Dhabi, para venda da Rlam. Na semana passada, a empresa disse que está esperando ofertas finais de todos os concorrentes da Rlam com base nos termos do contrato estabelecido com a Mubadala.
Quadro de funcionários
A companhia terminou 2020 com 52 mil funcionários. A conta inclui as empresas subsidiárias e empregados alocados no exterior. Representa uma queda de 10,4% em relação ao ano anterior e de 39,7% na comparação com 2013, quando a estatal tinha 86 mil funcionários, maior número desde 2008. O efetivo atual é menor do que há 10 anos.
De acordo com o portal Poder360, a empresa deve reduzir seu quadro geral de empregados para 30.000 pessoas até o fim do ano com os PDVs (planos de demissão voluntária) que realizou. Em 2020, 4.816 empregados deixaram a empresa por meio do programa.
Por outro lado, o número de funcionários terceirizados é maior que o dobro dos funcionários da holding. Em 2020, eram cerca de 90,5 mil. A quantidade, no entanto, também é menor que em 2019, quando 99,2 mil profissionais prestavam serviços à petroleira.
Veja PETR4 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor
Comentários estão fechados.