Bandeira Verde para Energia em abril

Se o período de chuva continuar a bandeira será mantida até o final do ano

Depois de um dos períodos mais críticos para o setor elétrico brasileiro, o governo federal decidiu por encerrar a cobrança extra nas tarifas e anunciou a entrada da Bandeira Verde a partir do próximo dia 15. Se o volume de chuva for mantido, a proposta é manter mesma bandeira até o final do ano.

O retorno da bandeira verde vai resultar em uma redução média de cerca de 20% na conta de luz do consumidor residencial.

A crise de 2021 esbarrou na de 2001 e 2002, quando temor de um apagão obrigou os brasileiros a economizar energia elétrica.

“Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o País utilizou todos os recursos disponíveis e foram adotadas medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o País conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, explicou a nota do MME.

As melhores pagadoras de dividendos são as companhias elétricas. Quer saber mais é só clicar aqui.

Os usos múltiplos da água foram preservados. O reservatório da usina de Furnas terminou março acima de 80% do volume útil. E já foi retomada a operação da hidrovia Tietê-Paraná. A hidrovia ficou interrompida por apenas sete meses, período muito menor que em 2014, quando foi paralisada por 20 meses.

 

BandeiraChuvaEnergiaMME