O Banco Central escolheu 9 projetos para desenvolver o Real Digital, o que representa cerca de 20% das 47 propostas, feitas por 43 empresas diferentes. O BC havia lançado o desafio Lift Challenge Real Digital para desenvolver a criptomoeda oficial do Brasil, que é uma CBDC (Central Bank Digital Currencies).
Entre os projetos escolhidos pelo banco estão os do Itaú Unibanco (ITUB4), Santander Brasil (SANB11), Mercado Bitcoin, Aave, Febraban, Giesecke+, Devrient, Tecban e VERT. Os estudos incluem aplicações de entrega contra pagamento, pagamento contra pagamento, internet das coisas, DeFi (finanças descentralizadas) e soluções de pagamentos 100% offline.
As empresas selecionadas estão alinhadas às diretrizes transmitidas pelo BC para o real digital, permitindo o debate de questões relevantes à implantação da tecnologia e amadurecer os modelos de negócios baseados na tecnologia da criptomoeda. Com isso, o BC quer dar criar uma moeda digital que agregue funcionalidades ao sistema de pagamento e liquidação – simplificando vários processos que hoje precisam de uma instituição intermediadora.
Para ficar de olho no seu dinheiro, entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real, além de materiais, relatórios e outras informações que vão te ajudar a investir melhor e guardar mais dinheiro.