O otimismo predominou nas bolsas internacionais. O dia foi de indicadores mais animadores nos Estados Unidos, que acabaram ofuscando os da China. Além disso, outros números para as economias do bloco europeu ficaram mistos, mas não tiraram o apetite ao risco.
Por aqui, o investidor também pegou carona e o índice principal da bolsa brasileira voltou a flertar com os 120 mil pontos. Exagero ou não, a verdade é que algumas casas de análises apostam no Ibovespa em 140 mil pontos no próximo ano.
“Hoje foi um dia de alta internacional nas bolsas. O mercado já veio do positivo na Ásia, ignorando os dados da balança comercial da China, e também digerindo ainda o resultado da inflação americana. Começamos, então, com a Ásia estimulada por preços de commodities, que já era um presságio de movimento mais positivo para Brasil. A Europa teve um excelente dia e entrou no Estados Unidos em alta”, enumerou o analista da Empiricus Research, Matheus Spiess, para o 1Bilhão.
Para o Brasil, Spiess cita também o desempenho das commodities. “Foram os setores de mineração, óleo e gás e a alta de 1% do petróleo que puxaram PETR4, VALE3, enfim, acompanhando a dinâmica positiva internacional. Apesar de pressionadas, as Small Caps, de maneira geral, o índice conseguiu manter a estabilidade. O que se viu foi mais um recuo de inflação nos Estados Unidos, desta vez ao produtor, com sinais de quedas de juros incentivando o investidor ao risco”, concluiu.
O Ibovespa fechou acima dos 119 mil pontos e o dólar ficou pressionado pelo real.
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
Na esteira dos demais mercados, as bolsas asiáticas fecharam com ganhos. Além dos resultados econômicos da agenda global, os investidores também analisaram as decisões monetárias de bancos centrais. A China segue no radar.
Índices: o Hang, Seng, bolsa de Hong Kong, ficou em alta de 2,60% aos 19.350 pontos. O Xangai, China, ficou em alta de 1,26% aos 3.236 pontos. O índice Nikkei 225, bolsa de Tóquio, ficou em alta de 1,49% aos 32.419 pontos.
EUROPA
Na carona com os asiáticos, os mercados acionários europeus renovaram as altas. Este foi o 4º dia consecutivo de ganhos na semana. Hoje, as atenções estavam voltadas para a reunião de membros da Comissão Europeia, ata do Banco Central Europeu, bem como demais indicadores na agenda do bloco.
Índices: o Stoxx Europe 600 subiu 0,61% aos 461.36 pontos em Londres. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, subiu 0,74% aos 16.141 pontos. O Ibex 35 (Madri) ficou em alta de 0,26% aos 9.478 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall Street estão dando sinais de completar o rali de uma semana. Hoje, o índice de preços ao produtor – PPI veio abaixo da projeção do mercado e animou os negócios na maior bolsa de ações do mundo.
Índices: o Dow Jones ficou em alta de 0,14% aos 34.395 pontos. O S&P ficou em alta de 0,85% aos 4.510 pontos. O Nasdaq ficou em alta de 1,58% aos 14.138 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo surfou na onda externa nesta quinta-feira. O desempenho positivo foi embalado pelos números da economia americana e, ao mesmo tempo, com o lado corporativo doméstico.
Índice: o Ibovespa ficou em alta de 1,36% aos 119.263 pontos.
O dólar fechou em queda de 0,57% aos R$4,790 para venda.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui