Bolsa de Nova York recua com a ata do Fed

Dow Jones caiu 0,76% aos 37.430 pontos

A bolsa de Nova York manteve a queda nesta segunda sessão de 2024. O mercado estava analisando o conteúdo da ata da última reunião do Federal Reserve. Além disso, as expectativas estão elevadas para mais indicadores do setor de trabalho, depois da divulgação dos números do JOLTS nesta quarta-feira (03/01).

Índices: o Dow Jones caiu 0,76% aos 37.430 pontos, o S&P 500 caiu 0,80% aos 4.704 pontos; e o Nasdaq recuou 1,18% aos 14.592 pontos.

A ata divulgada hoje deu uma nova visão confusa sobre o que pretendem os membros do banco central americano depois da reunião dos dias 12 e 13 de dezembro.

Alguns consideraram, em declarações depois da reunião, de que as taxas dos fundos federais poderão sofrer os primeiros três cortes ainda no primeiro trimestre. Outros optaram por manter até quatro cortes e os mais conservadores ainda apontavam para a cautela com apenas dois.

Apesar de todas as divergências, o que se vê é que a tarefa de cortar juros nos EUA está complicada, porém, todos os membros do banco central são unânimes em dizer que tudo vai depender dos dados econômicos.

O placar do Fed ficou assim: dois membros apontam para a manutenção dos níveis atuais, cinco esperam por dois cortes, seis acreditam em três cortes e os quatro restantes apontam também para quatro cortes em 2024.

Todas essas estimativas estão calçadas na queda recente da inflação. O índice principal registrou recuo de 3,2% em novembro. O núcleo caiu para 1,9% numa base anualizada de seis meses, ou seja, abaixo dos 2% do Fed. Resta esperar pela reunião do final deste mês.

Por fim, o Departamento do Trabalho e Estatísticas dos EUA divulgou o JOLTS, que ficou em 87,9 milhões de vagas de emprego no mês de novembro. Amanhã será a vez do relatório ADP, que é uma proxy do Payroll de sexta-feira (05/01).

Entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram: Chevron, alta de 1,91%, Merck& Co., alta de 1,35%, Amgen, alta de 1,11%, e Walt Disney, alta de 1,04%.

AtabancosFed