QUAL O MELHOR PARA O MEU COFRE DE EMERGÊNCIA: RDB DO NUBANK, CDB DO BANCO INTER OU NUCONTA?

O RDB, como é conhecido o Recibo de Depósito Bancário, lembra em muitos aspectos o já famoso e conhecido CDB (Certificado de Depósito Bancário). Na prática, investir em CDB é emprestar dinheiro para uma instituição financeira e ela te remunerar por isso. Isso também acontece com o Tesouro Direto e Debêntures: que no caso é emprestar dinheiro para o governo ou para empresas, respectivamente.

Na prática, investir em CDB é emprestar dinheiro para uma instituição financeira e ela te remunerar por isso. Assim como o Tesouro Direto e Debêntures, que no caso é emprestar dinheiro para o governo ou para empresas, respectivamente.

Na grande maioria das vezes, o CDB rende 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que atualmente está 5,9%. O CDI acompanha a taxa Selic, que está 6%, e sempre fica muito próximo de sua porcentagem.

Diferenças entre RDB DO NUBANK, CDB DO BANCO INTER e NUCONTA

O RDB, nada mais é do que um CDB, só que emitido por bancos comerciais, de investimentos, sociedades de créditos e de financiamento, e cooperativas de crédito. Os RDB’s são investimentos de renda fixa privada e apresentam segurança, uma vez que possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Porém, uma grande diferença do RDB para o CDB é sua liquidez.

O Recibo de Depósito Bancário não tem liquidez diária, ou seja, não é possível resgatar o dinheiro no dia e hora que desejar, é necessário aguardar o seu vencimento, para assim retirar o dinheiro investido. Porém, isso depende do emissor, portanto, a instituição distribuidora pode optar por ter um RDB com liquidez diária, assim como os CDBs.

Outra grande diferença do RDB para o CDB é sua intransferência, ou seja, o RDB não pode ser transferido ou vendido para outra pessoa, ato conhecido como mercado secundário. Isso faz com que o RDB seja inegociável.

Para que seja possível saber onde é melhor deixar o dinheiro investido, seja RDB do Nubank, o unicórnio brasileiro, CDB do Banco Inter ou NuConta do Nubank, o Canal 1Bilhão Educação Financeira fez as comparações para que a decisão se torne mais fácil.

Qual melhor investimento?

“Todos os três investimentos rendem 100% do CDI e contém liquidez, não existem muitas diferenças entre eles. A única é que RDB do Nubank e CDB no Banco Inter contém FGC e a NuConta não. Além disso, o Banco Inter é um banco múltiplo, então pode disponibilizar mais opções para o cliente e investidor”, explica o Financista Fabrizio Gueratto.

“Ou seja, todos são praticamente a mesma coisa e boas opções para deixar o cofre de emergência”, comenta Gueratto. Ou seja, RDB do Nubank, CDB do Banco Inter e a NuConta também do Nubank, rendem 100% do CDI e são muito parecidos. Diferente do Nubank, o Banco Inter é um banco múltiplo, como Itaú, Bradesco, etc. O Inter é o antigo Intermedium, que já existe desde 1994, sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Independentemente de ser Nubank ou Banco Inter, o importante é ter o cofre de emergência, num local seguro e principalmente com liquidez diária, para que seja possível resgatar caso ocorra alguma emergência familiar ou no emprego. Por isso é necessário ter de 6 a 10 meses do custo de vida investido em renda fixa, num investimento seguro, sem volatilidade e oscilações, e que seja possível pegar o montante com rapidez e sem grandes perdas do valor”, ressalta o Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira.

Leia também NUCONTA DO NUBANK OU BANCO INTER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.