Lojas Renner (LREN3) registra prejuízo de R$ 228 mi no segundo trimestre

A Lojas Renner (LREN3) registrou prejuízo líquido de R$ 228 milhões no segundo trimestre de 2020 ante lucro de R$ 230,7 milhões em igual período do ano anterior.

Entretanto, segundo a Reuters, considerando os efeitos da vitória de uma ação sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, que resultou num ganho líquido de R$ 1 bilhão, a empresa obteve lucro líquido de R$ 818,1 milhões.

Já o Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) somou R$ 455,3 milhões, consideradas as operações de varejo, alta de 32,1% frente a igual período de 2019.

Porém, excluindo o efeito fiscal, o Ebitda de Varejo foi negativo em R$ 280,2 milhões.

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (31).

LREN3: linhas de crédito

Conforme a companhia, com a gradual recuperação das vendas e a expectativa de lançamentos dos créditos fiscais no caixa, a companhia avalia não renovar linhas de crédito tomadas durante o período mais crítico da pandemia para elevar sua liquidez.

A Lojas Renner emitiu R$ 1 bilhão em debêntures entre abril e maio, o que elevou seu endividamento ajustado de 0,14 vez no fim de 2019 para 0,61 vez no fim do primeiro semestre, a R$ 1,1 bilhão.

A ação tem em 2020 queda de 22,3%, tendo fechado esta segunda-feira a R$ 43,47.

LREN3: efeito caixa

Segundo a empresa, no caixa, esse efeito só será percebido ao longo de 2021, visto que o ganho se dará descontando dos impostos a pagar.

Já o efeito extraordinário aliviou em parte o estrago severo das medidas de isolamento social tomadas para conter a pandemia.

A Lojas Renner, que chegou a ter 100% das lojas físicas totalmente fechadas em abril, retomou gradualmente as operações, mas não a tempo de evitar uma queda de 73,3% da receita líquida, ano a ano, para R$ 539,6 milhões.

LREN3: ambiente digital

Para a companhia, os danos só não foram maiores porque a empresa conseguiu se aproveitar do forte crescimento das vendas por canais digitais no período, com alta de 122% no trimestre.

As vendas mesmas lojas (SSS) caíram 74,1%, mas têm apresentado melhora sequencial, afirmou o executivo.

Mesmo com a reabertura integral das lojas físicas, o ecommerce seguiu subiu 239% em julho ano a ano.

Veja LREN3 na Bolsa: