O que é CDB? Trata-se de um Certificado de Depósito Bancário -CDB, um dos investimentos mais populares e acessíveis, é essencial para quem quer otimizar as finanças.
Primeiro passo é entender do que se trata o investimento.
O CBD é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras, como bancos, com o objetivo de captar recursos. É como um empréstimo que o investidor faz à instituição emissora em troca de um valor preestabelecido. “Versátil, o CDB é indicado para diferentes perfis de investidores, desde os mais cautelosos até aqueles que buscam maior rentabilidade. Ele oferece opções com prazos variados, liquidez diária ou no vencimento. Além disso, possui diferentes modalidades de remuneração, como pré-fixado, pós-fixado ou atrelado a índices de inflação”, explica os especialistas da plataforma Afinz de soluções financeiras e de cuidado.
Como emprestar dinheiro ao banco?
Ao investir em um CDB, o investidor está emprestando dinheiro ao banco por um tempo determinado, que pode variar de meses a anos. Durante esse período, o valor aplicado rende conforme a taxa de juros estabelecida no momento da contratação. Ou seja, ao final do prazo estabelecido será somado juros acumulados ao valor investido.
Quais as modalidades de CDBs?
Existem diferentes tipos de CDBs, que podem ser classificados em duas modalidades principais: pré-fixado e pós-fixado. Enquanto o primeiro tem uma taxa de juros estabelecida desde o momento da contratação, permanecendo-se fica durante todo período de investidos; o outro tem opera com
“Além da oportunidade de lucro, com o CDB você pode criar uma melhor relação com o seu dinheiro e vida financeira. Investir em CDB tem inúmeras vantagens, principalmente se o investidor emite o título por uma instituição com 30 anos de solidez no mercado, como a Afinz”, pontuam.
Quais as vantagens? Existe segurança, boa Liquidez e Rentabilidade?
Segurança: os CDBs são considerados investimentos de renda fixa e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em até R$250 mil por CPF e instituição financeira. Isso significa que, mesmo que o banco emissor do CDB enfrente dificuldades financeiras, o investidor tem a garantia de receber seu investimento de volta até esse limite.
Liquidez: a aplicação em CDB pode ser feita com liquidez e como uma forma de programar reservas. Ou seja, permite que o investidor tenha acesso ao seu dinheiro antes do vencimento, caso seja necessário. Isso faz com que essa opção seja muito boa para guardar uma reserva de emergência.
Rentabilidade: o CDB é um produto de renda fixa com boa rentabilidade, que significa o lucro ou retorno obtido a partir de um investimento. É a medida do ganho financeiro gerado por uma aplicação em relação ao valor inicialmente investido. A rentabilidade do CDB pode ser atrativa, principalmente porque os juros são acordados no momento da compra do título. Eles podem variar de acordo com o prazo de vencimento e o valor investido.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.