Os índices de Wall Street sustentaram o rali na estreia de dezembro. O Dow Jones bateu recorde ao romper os 36 mil pontos. O pregão foi marcado pela fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em evento na tarde desta sexta-feira.
Índices: o Dow Jones subiu 0,82% aos 36.245 pontos. O S&P ficou em alta de 0,59% aos 4.594 pontos. O Nasdaq subiu 0,55% aos 14.305 pontos.
Os traders mantiveram as compras ainda no embalo do fechamento de novembro. Segundo os analistas, o mês foi o melhor do ano para Wall Street.
Para hoje, além dos dados finais do índice dos Gerentes de Compras – PMI, o mercado esperava por mais declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, antes do período de silêncio que antecede a reunião de política monetária.
Conforme o esperado, o executivo do banco central americano deixou novamente no ar as próximas decisões sobre as taxas de fundos federais dos EUA. “Seria prematuro concluir com a confiança que alcançamos uma posição suficientemente restritiva, ou especular sobre quando a política poderá relaxar”, disse Powell durante a participação no Spelman College, em Atlanta, EUA.
Mesmo reconhecendo que os indicadores recentes estão quase em linha com a meta do banco central (inflação em 2%), o aumento na taxa de juros ainda está na mesa. “Estamos preparados para apertar ainda mais a política se for apropriado fazê-lo.”
Contudo, o mercado descolou da declaração de Powell ao observar o reconhecimento do presidente do Fed de que a política monetária está “em território restritivo”. Com isso, o que se viu foi o recuo rápido dos juros dos títulos da dívida americana de 2, 3, 5, 7, 10 e 30 anos.
O dólar perdeu força pela probabilidade de um corte em 0,25 pontos-base na reunião de março, porém quase 98% dos analistas acreditam que essa decisão só ocorrerá em maio.
A última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto – Fomc será entre os dias 12 e 13. As taxas estão nas máximas em 22 anos entre 5,25% e 5,50%.
Aqui: Inflação dos EUA ficou em 3% para outubro
Leia aqui: PIB dos EUA avança para 5,2%
Notícias relacionadas: Livro Bege: Atividade econômica dos EUA abrandou
Do lado corporativo, o índice Gerentes de Compras de Produção registrou 49,4 em novembro, inalterado em relação ao ‘flash’, mas abaixo dos 50,0 de outubro. “A queda no PMI sinalizou um declínio renovado na saúde do setor manufatureiro e naquele que era o mais forte desde agosto”, disseram os técnicos da S&P Global.
Entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram: Salesforce, alta de 3,22%, Nike, alta de 3,26%, Caterpillar, alta de 2,41%, e Goldman Sachs, alta de 2,02%.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui