Bolsas da Europa subiram depois dos BCs

Londres, ficou em alta de 1,21% aos 7.639 pontos

As bolsas da Europa voltaram para o azul, com os investidores analisando as decisões monetárias dos bancos centrais. O foco ficou no Banco Central Europeu, que manteve as três taxas de juros e revisou o crescimento econômico da Zona do Euro. Na esteira seguiu o Banco Central da Inglaterra.

Índices: o Stoxx Europe 600 subiu 0,83% aos 476.35 pontos; o FTSE-100, bolsa de Londres, ficou em alta de 1,21% aos 7.639 pontos; o DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou estável aos 16.754 pontos; o CAC-40, bolsa de Paris, subiu 0,64% aos 7.579 pontos; o FTSE-MIB, bolsa de Milão, subiu 0,20% aos 30.356 pontos; o IBEX-35, bolsa de Madri, subiu 0,67% aos 10.163 pontos; e o PSI-20, bolsa de Lisboa, subiu 0,87% aos 6.512 pontos.

No pan-europeu, os maiores ganhos ficaram com as ações das empresas de serviços, de varejo e de comunicação. A Vivendi subiu 10,16%.

Depois do Federal Reserve manter as taxas de juros dos EUA, hoje, o Banco Central Europeu e o Banco Central da Inglaterra seguiram o caminho do par americano. Nos dois casos, as discussões ficaram por conta da inflação, do PIB contraído do Reino Unido e setor de trabalho resiliente.

Leia aqui: Federal Reserve mantém as taxas de juros

Já no BCE, a presidente Christine Lagarde disse durante a coletiva que os juros ficarão elevados o tempo necessário para atingir os objetivos com a meta de inflação em 2%.

Notícias aqui: Banco Central Europeu mantém juros inalterados

“Não queremos manter os juros elavdos por tempo excessivamente prolongado, mas agora não é o momento de alterar nossa postura. Ainda há muito trabalho a fazer.”

Já o presidente do BOE, Andrew Bailey, disse que três membros do Conselho avaliarm que era necessário um aperto em 0,25 p.p, sendo que seis votaram por manter a taxa em 5,25%. A inflação do país segue em alta, porém, a preocupação fica mesmo com o PIB negativo.

Mais aqui: Banco Central da Inglaterra deixa taxa em 5,25%

Notícias relacionadas: Indicadores do Reino Unido ficam mistos

Depois das posturas do Fed e do BCE, os analistas acreditam que os cortes na taxas de juros serão iniciadas entre março ou abril e o BOE talvez em agosto.

Hoje, em dia de discussões sobre os rumos das políticas monetárias, a agenda europeia estava vazia. Contudo, o mercado espera agora pelos números da China, que poderão mexer com os mercados amanhã.

Entre as ações com ganhos na bolsa de Londres ficaram: Ocado Group., alta de 10,56%, Entain, alta de 8,76%, Anglo American, alta de 6,96%.

Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui

você pode gostar também

Comentários estão fechados.