Os mercados de ações da Europa voltaram para o campo positivo nesta quarta-feira. Os investidores ficaram mais aliviados com o fim da greve de trabalhadores da Noruega e com o fornecimento de gás sendo mantido. As expectativas estavam elevadas para a ata do Federal Reserve.
Índices da Europa
O índice Stoxx Europe 600 ficou em alta de 1,66% aos 407.34 pontos. O FTSE100, bolsa de Londres, ficou em alta de 1,17% aos 7.107 pontos. O FTSE MIB, bolsa de Milão, ficou em alta de 1,04% aos 20.920 pontos. O Ibex 35, bolsa de Madri, ficou em queda de 0,14% aos 7.948 pontos. O PSI-20, bolsa de Lisboa, ficou estável aos 5.884 pontos. O CAC-40, bolsa de Paris, subiu 2,03% aos 5.912 pontos. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em alta de 1,56% aos 12.594 pontos.
Hoje, os ganhos ficaram com as ações das empresas de produtos de consumo básico e de tecnologia. Os preços do petróleo permaneceram recuados, o que acabaram impactando as ações das empresas de energia.
No foco estava o negócio entre a Amazon e a Just Eat Takeaway para a compra de 2% da Grubhub, que é uma unidade de entregas de refeições dos Estados Unidos. A transação ajudou a impulsionar o índice Stoxx Europe.
Os investidores, como os demais nos principais mercados, estavam com as expectativas elevadas para a divulgação da ata do Comitê de Mercado Aberto – Fomc, Federal Reserve. A ata será apresentada no meio desta tarde, mas o conteúdo só será conhecido amanhã nos mercados europeus.
Sobre os indicadores, na Alemanha, as novas encomendas reais (ajustadas a preço) na indústria permaneceram quase as mesmas (+0,1%) com ajuste sazonal e de calendário, em maio de 2022 em comparação com abril de 2022, de acordo com resultados provisórios do Destatis. Os analistas apontavam para a queda de 0,5%.
No Reino Unido, as projeções de crescimento para o setor de construção continuam caindo (movimento desde julho de 2020). Em 52,6 em junho, abaixo dos 56,4 em maio, o indicador sazonalmente ajustado é da S&P Global / CIPS UK Construction – PMI.
Por fim, em maio de 2022, as vendas no varejo subiram 0,2% na Zona do Euro e permaneceram inalteradas na União Europeia. O resultado é comparado com abril deste ano, segundo estimativas do Eurostat.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui
Veja também no nosso blog
Comentários estão fechados.