Com início nesta segunda-feira (13), o pagamento do resgate dos títulos do Tesouro Direto serão pagos no mesmo dia. Anteriormente, o recebimento do valor acontecia apenas um dia útil após a solicitação.
No entanto, o pedido deve ocorrer até as 13h para que o investidor receba no mesmo dia. Portanto, caso o pedido ocorra após esse horário, o resgate só acontece no dia seguinte.
Além disso, a pessoa que solicitar o resgate após as 18h pode ter acesso a liquidação no próximo dia útil. Antes, o dinheiro só podia ser resgatado em dois dias.
Resgate dos títulos do Tesouro Direto
De acordo com o superintendente da B3, Vinicius Brancher, a Bolsa de Valores e o Tesouro Nacional estão procurando oferecer melhorias constantes em seus serviços. Assim, com base no movimento do mercado conseguiram reduzir o prazo de liquidação dos títulos.
Sendo assim, conseguiram colocar em prática novas estratégias de alocação de recursos dos investidores, em concordância com as expectativas do mercado.
Para o gestor de renda fixa e multimercado da Franklin Templeton, Renato Pascon, essa modificação oferece maior conforto e conveniência aos pequenos investidores. Visto que, prevê forte concorrência das ofertas de CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) através das plataformas digitais, com o Tesouro Direto.
Queda do Tesouro Direto
A última semana foi marcada pela volatilidade do mercado, com um cenário desastroso para os títulos do Tesouro Direto. Porém, a situação continua a mesma nesta segunda-feira (13).
Para exemplificar, o juro pago para um título que vence em 2031 declinou de 11,03% para 10,95%. Enquanto isso, o Tesouro IPCA 2030 com juros semestrais, que está atrelado à inflação, caiu de 4,71% para 4,58% hoje.