O Bitcoin nunca foi tão dominado pelas baleias, segundo análise da Santiment

Os endereços com pelo menos 1000 bitcoins, chamados comumente de baleias, agora detém 42,72% do fornecimento total de bitcoin, revelou nova análise da Santiment.

A última queda no preço do bitcoin foi marcada por movimentos insanos de moedas movidas por baleias. Isso permitiu que os players mais ricos da rede Bitcoin estabelecessem uma dominância nunca antes vista sobre o suprimento líquido de btc.

Baleias com quase metade dos bitcoins?

A Santiment, uma equipe de análise de dados onchain, compartilhou um gráfico sobre o acúmulo de bitcoins por baleias. O número de baleias de grande porte (endereços com mais de 1.000 BTC) é agora maior que o número de endereços com 10 a 1000 BTC.

Ao mesmo tempo, os endereços Bitcoin com entre 10 e 1000 moedas cada eram responsáveis por 42,71% de seu estoque. Dito isso, o último domingo testemunhou o momento da dominação mais óbvia das baleias em toda a história do Bitcoin.

Não é difícil ver que milhares de bitcoiners de varejo têm apenas 14,57% da oferta. Portanto, todos os sinais da crise de liquidez que se aproxima para os entusiastas do Bitcoin estão se tornando cada vez mais evidentes.

Estudos da Glassnode e Arcane Research notaram um aumento notável na população de baleias em janeiro de 2021. Alguns dias após o pico histórico do BTC, o número de baleias aumentou 7,2%.

Baleias saindo das exchanges

Conforme o Cointimes relatou na segunda-feira, o saldo das corretoras de bitcoin vem caindo com prováveis saques de grandes baleias.

Bitcoins mantidos em exchanges. Fonte: Glassnode.

Além disso, de acordo com Ki Young Ju da CryptoQuant, quase US$ 500 milhões em bitcoin foram transferidos em uma única transação para fora da Coinbase Pro, a corretora que concentra o maior volume entre bitcoin e dólar.

No entanto, tais movimentos também podem ser atribuídos ao armazenamento frio dos serviços: enquanto uma bolsa está movendo fundos entre suas carteiras, um bot de análise pode interpretar essas transferências como saques de baleias.

Veja também: MicroStrategy compra 295 BTC na véspera do evento “Bitcoin para Corporações”

O conteúdo O Bitcoin nunca foi tão dominado pelas baleias, segundo análise da Santiment apareceu primeiro em Cointimes.