Bilionários!

Uma pergunta muito recebida: “Será que eu devo antecipar a minha restituição do imposto de renda?”. É cada produto financeiro que inventam que só por Deus!! My god! Os contribuintes que acabaram de enviar a declaração do imposto de renda 2019 poderão antecipar o recebimento da restituição através de um banco. Os bancos já começaram a oferecer para seus clientes a antecipação do imposto de renda. Isso significa que eles estão oferecendo um empréstimo em que a instituição financeira antecipará um valor que sabe que provavelmente o correntista receberá no futuro. Por ter garantia, a taxa de juros é mais baixa e, em algumas situações muito específicas, pode valer a pena. Entretanto, podem existir alguns problemas.


Quando vale a pena antecipar a restituição do imposto de renda?

1 – Se você tiver uma dívida no cartão de crédito, você pode analisar se os juros do cartão de crédito são menores do que o valor que da dívida. Em geral vale a pena, porque o banco sabe que você receberá esse dinheiro e costuma oferecer uma taxa de juros menor do que os juros do cartão de crédito. “Neste caso compensa a antecipação, pois a taxa de juros é menor e o dinheiro pode ser usado para pagar a dívida com a taxa de juros maior. A pessoa continuará endividada, mas pagando menos”.

2 – Em uma situação de investimento que possa te gerar um lucro imediato ou uma economia, vale a pena pegar esse empréstimo. (Dei dois exemplos no vídeo para motoristas de aplicativos e boleiras). Lembre-se que, o empréstimo precisará ser quitado na data acordada em contrato, caso contrário, seu nome ficará sujo da mesma maneira e ter contratado esse empréstimo poderá não ter valido a pena. Quando não vale a pena antecipar a restituição do imposto de renda?

Não vale a pena realizar um desejo, como por exemplo, a compra de um celular, uma televisão. Você terá uma dívida para ter um objeto que você não tem, pagando juros desnecessários. Outro problema da antecipação é que, como todo empréstimo, existe a cobrança da taxa de juros, que neste caso é de no mínimo 2,25% ao mês. Apenas como comparação, a poupança rende 0,38% no mesmo período. Comece a pensar em como você usa o seu dinheiro! Saia das dívidas entendendo de finanças! Aqui no nosso canal tem muito conteúdo! Assista todos os vídeos e mande suas dúvidas que eu te ajudo!

Link útil: http://receita.economia.gov.br/interface/agendamentoh

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: