O Canal Dinheiro Com Você, apresentado por William Ribeiro participou recentemente de um bate-papo com o Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, Fabrizio Gueratto. William é mineiro, de Santa Rita do Sapucaí, e inicialmente foi da área de tecnologia, formando-se em Engenharia da Computação, e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGC), além de investidor anjo associado a Anjos do Brasil, onde ele investe diretamente em startups.

William explica que atualmente é educado e independente financeiramente, mas que nem sempre foi dessa maneira. “Eu usava cheque especial, como se fosse parte do meu salário, sem a menor ideia do perigo dos juros”, conta o Educador Financeiro do Canal Dinheiro Com Você.

Para iniciar a entrevista, Gueratto pergunta para William onde ele investe. “Eu tenho três empresas no meu nome. Abri minha empresa com 17 anos e agora estou com 36, ou seja, tem um tempinho de história já. Mas, antes da Dilma nós tínhamos 150 funcionários, mas hoje sou grato a Dilma por dois motivos, pois em 2015 fecharam dois milhões de empresas no Brasil, além de ter sido o ano que mais deu prejuízo para minha empresa, mas, só por ter sobrevivido, hoje, a empresa é muito mais sólida, sustentável. Na época, passou de 150 funcionários para 30”, conta Ribeiro.

Onde investir?

O Educador Financeiro conta que o maior investimento para um empresário é exatamente a sua própria empresa. “Eu tenho o colchão financeiro. Mas sou independente financeiramente, ou seja, os meus rendimentos sustentam o meu padrão de vida. E é exatamente isso, não é necessário ser rico para chegar neste patrimônio, só é necessário chegar um degrau abaixo destes rendimentos”.

Bitcoins e Tesouro Direto fazem parte da carteira:

“Parte do meu colchão financeiro está no tesouro direto e NuConta. Além disso, tenho bitcoins. Mas parte disso é por conta de eu ser uma pessoa da tecnologia, também acompanho, acredito, estou realmente de olho naquilo”, explica William. Entrando no assunto de criptomoedas, o Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, questiona Ribeiro sobre quanto por cento do patrimônio o Educador Financeiro tem em bitcoins.

“Para começar a responder essa pergunta é importante entender se você está falando do preço do bitcoin no dia da gravação ou semanas atrás? Pois é absurdo o quanto isso acaba variando. É necessário ter muito estômago para isso. Mas tenho algo em torno de 10% ou 15%. Eu tento não ficar acompanhando, justamente por essa oscilação e volatilidade que a moeda contém”, ressalta William Ribeiro.

Ações e Fundos Imobiliários:

Gueratto pergunta então em relação as ações, se William também estava na Bolsa de Valores. “Eu também estou em ações, mas isso está mais para baixo. Ações e fundos imobiliários eu tenho muito pouco desses ativos, pois já estou bem alocado em relação ao risco, mesmo que eu entenda que o maior deles é empreender. Então, o maior deles é o colchão financeiro, tenho alguns mais arriscados, além de conhecimento, acompanhamento”, comenta o William do Canal Dinheiro Com Você.

“Cada pessoa é uma pessoa. Cada um tem uma idade, um estilo de vida, mora em um determinado lugar, vai receber herança, entre tantas outras variáveis”, comenta Fabrizio Gueratto, do 1Bilhão Educação Financeira.

Como ficar rico?

Gueratto ressalta que se ganha dinheiro trabalhando e empreendendo, os investimentos servem para potencializar. “Se você fica com o mindset do que vai deixar rico, é exatamente assim que você acaba caindo numa pirâmide financeira”, dispara William Ribeiro.

Leia também: “OS MELHORES INVESTIMENTOS A PARTIR DE 100 REAIS”

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: