NÃO comenta erros que te façam perder dinheiro: CARTÃO DE CRÉDITO, CHEQUE ESPECIAL E EMPRÉSTIMO

O Canal 1Bilhão Educação Financeira entrevistou o fundador de um pioneiro canal de educação financeira, André Bona, que tem mais de 246 mil seguidores, se somando seu canal no YouTube e Instagram. Na primeira conversa que o Financista do Canal, Fabrizio Gueratto, teve com Bona, alguns assuntos já foram abordados, como por exemplo investimentos, vontade de enriquecer, altos rendimentos em um curto espaço de tempo, etc. Para assistir o 1º vídeo da série com o André Bona, clique aqui.

Erros financeiros

No 2º conteúdo da trilogia, o foco ficou em erros financeiros, sejam eles do próprio educador financeiro ou então da população brasileira, levando em conta que André recebe dezenas de relatos todos os dias. “Bom, eu entendo que se uma pessoa economizar 20% do que ela ganha, ela já terá um bom caminho. E as vezes acontece das pessoas ficarem um pouco neuróticas, querendo poupar mais do que isso e esquecem que também precisam viver o presente, focam mais do que deveriam no futuro e não aproveitam”, dispara o Educador Financeiro. André Bona, diz que no caso dele, em seu tempo livre gosta de praticar atividades físicas e conhecer novos restaurantes com sua esposa. “Não sou muito fã de coisas espalhafatosas, sou mais família mesmo. Mas uma coisa que gosto mesmo é viajar”, comenta Bona. Gueratto pergunta então se ele está entre os que guardam 20% e André afirma que poupa mais. “Atualmente eu guardo em torno de 40%, 45%. Isso parte mais do planejamento do que quanto se ganha. Eu me planejei para guardar essa média e é isso que faço”, diz.

“Eu gostaria que todos pudessem ter uma educação financeira desde a escola, para poder saber lidar com diversas escolhas, como por exemplo economizar parte do salário”, ressalta o Educador Financeiro. Gueratto toca então em um assunto que Bona, até então, nunca tinha falado publicamente. “Quais foram as cagadas que você já fez com sua grana? Quais erros já cometeu, tanto com investimentos quanto em relação a gastos?”, pergunta o Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira. “Quando sai da faculdade eu era um pouco insano. Estourei cartão de crédito, entrei no cheque especial, peguei empréstimo. Porém, num dado momento a situação já estava saindo de controle. Então quando eu falo que algo não funciona, eu vivi aquilo, eu sei que não dá certo e não é bom. Tudo isso foi muito bom para mim, eu era jovem, lidando com os primeiros salários. Foi um aprendizado e foi aí que surgiu a minha procura por finanças, então todos os erros foram sim um aprendizado e uma lição que me trouxeram até aqui”, responde André. Fabrizio pede para que ele conte sobre os investimentos. “Já sei que você, naquela época, usava o famoso slogan ‘a vida é agora’. Mas em relação as suas aplicações, você já errou muito?”, instiga o Financista. “Com relação a isso, já fiz operação a termo, que é alavancar, operação no mercado agrícola, já fiz até os dois na mesma semana. Inclusive, já perdi, em torno, de 28% da minha carteira em uma só semana, na alavancagem”, comenta.

Educação financeira

“Quando fui trabalhar no mercado financeiro já vi mais de 10 mil pessoas tomando decisões, então eu não falo só da minha experiência, já vi muita coisa acontecendo”, ressalta o criador do Canal André Bona. Aproveitando o gancho sobre os anos de experiência no mercado, Fabrizio Gueratto pede para que André cite alguns dos maiores erros financeiros que ele vê o brasileiro cometendo, tanto na questão de não guardar quanto de investimentos. “Acho que a principal é proveniente da falta de educação básica. Acontece que a pessoa não entende o poder da escolha, ninguém tem recurso infinito, por isso não dá para ter tudo. Essas limitações levam as pessoas a fazerem escolhas e resultam num impulso, por não conseguir entender questões de prioridades. Além do imediatismo, pois é muito melhor aproveitar o agora do que esperar 30 anos, claro. Mas é aí que entramos novamente na questão de prioridades, o que muitos ainda não conseguem enxergar”, explica.

Além dos erros financeiros, o Canal gravou também o Show do Bilhão. Se inscreva para não perder.

Leia também: TRABALHO AUTÔNOMO – 32,9% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ EMPREENDENDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.