Receita cria assistente virtual para orientar preenchimento de IRPF

Com o prazo para entrega da declaração de imposto de renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=vhT9S3CrJvE[/embedyt]

Receita

A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.

  • clique aqui se já for investidor

Prazo

O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

IRPF

Com o objetivo de compreender quão por dentro as pessoas estão em relação ao Imposto de Renda, a Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, realizou uma pesquisa com mais de 1.100 pessoas e identificou que 54% dos respondentes não sabem quando começou o período de declaração. Com a aproximação do envio final – estendido para o dia 31 de maio – o documento conta com informações de rendimentos declarados e aponta aqueles que têm direito a restituir algum valor.

“Apesar do total desconhecimento sobre o prazo de entrega, que já está valendo, a maioria dos entrevistados afirmam saberem o que precisa ser declarado no imposto de renda (56%) e quem são as pessoas que precisam realizar o processo (66%). Entendemos que a questão necessita de um reforço maior nos períodos que antecedem a entrega da declaração, para que a população consiga executar seus demonstrativos em tempo hábil”, explica Thaler Becker, CMO da Acordo Certo.