A Neurotech, empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, e a FICO, líder mundial em software de análise preditiva e gerenciamento de decisões, anunciam uma parceria estratégica com objetivo de liderar o mercado nacional de soluções para o gerenciamento de risco em todo o ciclo de crédito.
A aliança oferece ao mercado uma plataforma com a velocidade de processamento e facilidade de gerenciamento do motor FICO® Blaze Advisor® – reconhecido pelo Gartner e outras instituições como líder global em sua categoria – com a capacidade de orquestração do Riskpack, da Neurotech – um dos maiores do mercado brasileiro, que possibilita consulta a mais de 800 fontes públicas, privadas, além de data lake próprio da empresa.
A tecnologia ficará totalmente hospedada na Neurotech e contará com a experiência de gestão de motor da sua equipe de profissionais especializados.
Crédito
O diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa, explica que a solução disponibilizará aos bancos, financeiras e todo o ecossistema ligado à concessão de crédito, incluindo as marcas líderes do setor, uma nova solução que agrega vantagens exclusivas no mercado brasileiro em termos de tomada de decisão. “Além da abrangência do volume de dados e da velocidade na entrega dos resultados, a solução permitirá um nível de autonomia inédito aos gestores de crédito. Com ela, esses profissionais poderão desenvolver infinitas estratégias de política de crédito de forma ágil, sem burocracias tecnológicas e, consequentemente, tomar decisões mais precisas”, afirma.
Por outro lado, o acordo também permitirá o acesso de startups e novos entrantes a uma tecnologia tão robusta e potente quanto as que são usadas pelos maiores bancos do país.
Parceria
O diretor da área de Canais e vendas indiretas da FICO para a América Latina e Caribe, Ricardo Cheida, ressalta que a parceria com a Neurotech possibilita à FICO entregar suas soluções em forma de serviço ao mercado brasileiro. “A FICO continuará investindo no aprimoramento de sua plataforma e buscando identificar oportunidades de expandir suas possibilidades. Toda inovação desenvolvida e que tenha relevância para o projeto será implantada”, afirma.
De acordo com Cheida, em um mundo com tamanha quantidade e diversidade de dados à disposição, o motor de decisão não pode ser um gargalo para as empresas. E neste sentido, o fato da solução contar com o motor da FICO é um diferencial significativo, uma vez que ele consegue entregar as mais diversas respostas em milissegundos.
“Além disso, a plataforma gerada pela nossa parceria tornará o gestor de crédito totalmente independente e autossuficiente para criar quantas e quais estratégias quiser. Ele poderá decidir, por exemplo, que apenas 1% das suas decisões passem por uma nova regra e o restante permanece com a norma tradicional. Assim ele arriscará apenas um percentual mínimo da operação e poderá medir em tempo real e em produção se aquela nova ideia entrega os resultados imaginados. Tudo isso de forma totalmente amigável e gerenciável, sem precisar de novas programações complexas e novos incrementos de tecnologia”, afirma Cheida.
Mercado
O diretor da Neurotech avalia que atualmente o mercado já demanda soluções mais robustas e flexíveis para processar com maior eficiência e velocidade a imensa quantidade de dados não estruturados existentes. Segundo ele, num segundo momento o Cadastro Positivo e o Open Banking aumentarão significativamente o volume de dados e variáveis disponíveis para análise. E o Pix vai trazer para este contexto milhões de consumidores que hoje estão à margem de todo este gigantesco banco de dados.
Com a parceria, as empresas apostam no crescimento rápido da demanda vindo num primeiro momento das SCDs (Sociedades de Crédito Direto) e de todos os novos entrantes surgidos como frutos da agenda de inovações do Banco Central. “A parceria cria uma solução com todos os atributos para concorrer pela liderança na prestação deste tipo de serviço no Brasil. Acreditamos que reunimos a capacidade de oferecer benefícios reais a empresas de todos os portes e estamos preparados para o novo tempo propagado para o mundo da concessão de crédito, levando em conta a profusão de dados da atualidade”, afirma Costa.
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