No café da manhã, o consumidor coloca sobre a mesa um pacote de cream cracker Vitarella, a marca de biscoitos mais vendida do Brasil. Na hora do almoço, prepara um espaguete Adria, a marca de massas Top of Mind do país (Datafolha 2020), com seu molho preferido.
No lanche da tarde, a mesa fica farta de receitas originais da Piraquê, como o recheado de frutas Goiabinha e o biscoito de Leite Maltado da Vaquinha, produtos que atravessam gerações. De acordo com estudo da Kantar (Worldpanel, Painel de Consumo nos Lares, ano 2020), as marcas da M. Dias Branco, maior fabricante de massas e biscoitos do país, estão presentes em 91,1% dos lares brasileiros.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DmM7FRcMFmo[/embedyt]
Dias Branco
Fundada em 1953, a companhia iniciou suas operações no Ceará com a marca Fortaleza, hoje líder nas regiões Norte e Nordeste. Nestas regiões, de acordo com a Kantar, os produtos da companhia estão presentes em 99,9% dos domicílios, com destaque, além de Fortaleza, para Vitarella (biscoitos, massas, torradas e margarinas), Richester (biscoitos), Finna (farinhas) e Puro Sabor (margarinas).
“Ao longo da história, a empresa adquiriu marcas regionais selecionadas e teve sempre o cuidado de preservar suas histórias e a relação próxima com o consumidor. O portfólio é composto por diversas marcas de massas, biscoitos, torradas, farinhas e margarinas, que são importantes em cada região e nacionalmente, com vários posicionamentos e faixas de preço. Isso explica o sucesso e a grande penetração na casa dos brasileiros”, explica Ana Laura Guitti Nogueira, gerente de Pesquisa de Mercado da empresa, destacando que, atualmente, as marcas Vitarella, Adria e Piraquê são distribuídas nacionalmente.
- Só clique aqui se já for investidor
Regiões
Na região Sudeste, as principais marcas também são Adria e Piraquê. De acordo com a Kantar, na Grande SP os produtos da M. Dias Branco estão presentes em 95,9% dos lares. Já no Grande RJ, a penetração chega a 98,2%. Nos três estados da região Sul, reina Isabela, com massas, torradas e biscoitos que estão presentes em 92,4% dos domicílios.
No estudo, a Kantar destaca: “A M. Dias Branco atingiu 91,1% dos lares brasileiros com suas marcas de biscoitos e massas em 2020. Sendo assim, é um dos fabricantes com maior abrangência entre os consumidores do país dentre todas as grandes marcas de FMCG – Fast Moving Consumer Goods, ou Categorias de Alto Giro, contemplando as cestas de Alimentos, Bebidas, Higiene e Limpeza do Lar”.