De olho no crescimento das vendas pela internet, a produtora e exportadora de papéis para embalagens Klabin (KLBN4) apresentou ao mercado uma nova estratégia para tentar fortalecer a oferta de soluções em papel ao segmento.
De acordo com a empresa, o projeto, chamado de e-Klabin, consolida o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela empresa e estrutura a frente para o atendimento do mercado de e-commerce.
O negócio
Segundo a companhia, o negócio está dividido em três frentes, organizadas para o atendimento de diferentes demandas: uma dedicada às marcas tradicionais que desejam ampliar sua presença no canal de vendas digital; outra voltada aos marketplaces, segmento em que a Klabin já atua como fornecedora de embalagens para grandes players do mercado; e, por último, o Klabin ForYou, marketplace de soluções em papel voltado aos clientes de pequeno e médio portes que buscam uma solução adequada ao seu negócio.
“Há tempos a Klabin acompanha a forte tendência de crescimento do segmento de comércio eletrônico no País, seguindo movimentos semelhantes em todo o mundo. O isolamento social em função da pandemia de Covid-19 fez com que novos consumidores utilizassem esse canal de compras e a participação do e-commerce no varejo cresceu fortemente. De forma proativa, nos estruturamos para atender melhor o mercado”, afirma o diretor de Embalagens da Klabin, Douglas Dalmasi.
Vendas para o e-commerce
No ano passado, o segmento de comércio eletrônico na Klabin cresceu de maneira significativa. As vendas diretas de embalagens para o e-commerce em 2020 aumentaram 122% em relação ao ano anterior. De acordo com dados da ABPO/Empapel, a expedição de papelão ondulado bateu diversos recordes no segundo semestre, com destaque para outubro de 2020, quando o setor registrou crescimento de 8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, fortemente impulsionado pelo atendimento à Black Friday, com grande participação do comércio eletrônico. No acumulado do ano, ainda segundo a ABPO/Empapel, o aumento foi de 5,5% em relação a 2019.
“Teremos um time que acompanhará a evolução do segmento, que auxiliará os clientes na busca pela solução ideal para cada desafio. Acreditamos que a embalagem deve deixar de ser apenas um produto para transporte para também agregar valor ao que for transportado”, diz Dalmasi.
O e-Klabin contará com um website e redes sociais próprias, que funcionarão como hubs de informação sobre o segmento de e-commerce. Além de novidades do portfólio da companhia, serão disponibilizados nessas plataformas diversos conteúdos sobre temas relacionados ao universo das embalagens de papel.
Veja KLBN4 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor