Confiança Empresarial avança 2,9 pontos em maio

Índice de Situação Atual Empresarial subiu 2,4 pontos

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE subiu 2,9 pontos em maio, para 97,4 pontos, maior nível desde outubro do ano passado (100,4 pts.). Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,1 pontos no mês, reforçando a tendência de alta iniciada em abril.

“A confiança empresarial sobe pelo terceiro mês seguido consolidando a recuperação iniciada em março. Na Indústria e nos Serviços os índices se aproximam do nível neutro de 100 pontos, sugerindo a normalização da atividade, um movimento que na indústria vem sendo impulsionado pelas avaliações favoráveis em relação à demanda externa e pelo maior equilíbrio dos estoques, enquanto nos Serviços, os números da confiança mostram que, até segundo ordem, o setor teria deixado a pandemia para trás. O resultado geral sugere que a economia vem crescendo em ritmo moderado no segundo trimestre”, avalia Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.

A alta da confiança empresarial foi, pela segunda vez consecutiva, determinada por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 2,4 pontos, para 98,1 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (99,5 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 3,7 pontos, para 98,1 pontos. Esta é a primeira vez desde fevereiro de 2014 que ambos os indicadores estão no mesmo nível.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Entre os setores que integram o ICE, apenas a confiança da Construção registrou queda no mês, com piora das percepções nos dois horizontes de tempo. A alta da confiança do Comércio e do setor de Serviços foi impulsionada pela liberação de recursos adicionais no trimestre para estímulo da demanda. A segunda alta consecutiva da confiança industrial aproxima o ICI do nível neutro de 100 pontos, refletindo avaliações bastante favoráveis sobre a demanda externa e a melhora das perspectivas da categoria de bens não duráveis de consumo.

Difusão da Confiança

A confiança empresarial subiu em 61% dos 49 segmentos integrantes do ICE em maio, uma queda da difusão frente aos 80% do mês passado. Apenas o setor da Construção apresentou um resultado relativamente fraco.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro do mundo dos investimentos, não esqueça de clicar aqui

Quer saber mais? Veja no nosso blog

ConfiançaEconomiaFGV