BCE prevê alta na taxa de juros em 0,25 p.b em Julho

Membros do Conselho endureceram e reduziram as projeções do PIB

O Banco Central Europeu – BCE manteve a política monetária inalterada, conforme o comunicado divulgado ao final da reunião desta quinta-feira. No entanto, os membros do Conselho Europeu endureceram o tom e prometeram mudanças no encontro de julho.

Todos os esforços, como no restante do mundo, estão voltados para os índices de inflação. Com isso, o BCE está prevendo a inflação anual em 6,8%, antes de cair para 3,5% em 2023 e 2,1% em 2024 – superior às projeções de março.

Essa probabilidade, significa que a inflação global deverá situar-se acima do objetivo do Conselho do BCE. A inflação excluindo energia e alimentos é projetada para uma média de 3,3% em 2022, 2,8% em 2023 e 2,3% em 2024 – também acima das projeções de março.

O BCE, no comunicado, disse que a invasão injustificada da Rússia à Ucrânia continua a pesar na economia da Europa e, mais, está atrapalhando o comércio, levando à escassez de materiais e contribuindo para os altos preços da energia e das commodities. “Esses fatores continuarão a pesar sobre a confiança e frear o crescimento, especialmente no curto prazo. No entanto, estão reunidas as condições para que a economia continue a crescer devido à reabertura em curso da economia, um mercado de trabalho forte, apoios fiscais e poupanças acumuladas durante a pandemia”, mostraram os membros.

No entanto, os membros do BCE esperam que a atividade econômica volte para a recuperação. “As projeções dos especialistas do Eurosistema preveem um crescimento anual real do PIB de 2,8% em 2022, 2,1% em 2023 e 2,1% em 2024. Em comparação com as projeções de março, as perspectivas foram revistas significativamente em baixa para 2022 e 2023 , enquanto para 2024 foi revisto para cima”, disseram.

O Conselho do BCE pretende aumentar as taxas de juros em 0,25 pontos-base na sua reunião de política monetária de Julho. “O Conselho do BCE decidiu manter a taxa de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito em 0,00%, 0,25% e -0,50%, respectivamente”, avaliaram.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro do mundo dos investimentos, não esqueça de clicar aqui

Quer saber mais? Veja no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.