5 mitos e verdades sobre empréstimos para PMEs

É comum questionar qual o melhor momento para pedir crédito

Apesar de ser uma prática bastante comum no Brasil, ainda existe uma certa desconfiança quando o assunto envolve empréstimos para as PMEs. É comum que os empreendedores questionem qual o melhor momento para pedir crédito, como solicitar ou se o empréstimo é, de fato, uma prática realmente confiável.

“Muitos empreendedores buscam o empréstimo por razões erradas. O crédito empresarial pode ser uma boa alternativa para conseguir capital de giro caso você planeje expandir o portfólio de produtos ou serviços da sua empresa, comprar estoque ou investir em reformas e compra de equipamentos. Contudo, é fundamental que o pedido de empréstimo seja planejado. Algumas empresas gastam mais do que faturam e usam o crédito para postergar uma situação e não para fazer o negócio crescer. A ideia do crédito é que ele ajude a empresa a lucrar mais, não a se endividar”, explica Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital – fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas.

Pensando em tirar todas essas dúvidas, Rocha reuniu os cinco maiores mitos e verdades sobre o empréstimo para empresas.

Empréstimos

  1. Pedir empréstimo é um mau negócio

Mito. É preciso mudar o pensamento de que solicitar crédito é um mau negócio. O empréstimo deve sempre ser visto como um facilitador de crescimento para a empresa, desde que seja sempre bem planejado e estruturado para caber nas contas. Por isso, entender e mapear as reais necessidades do negócio é fundamental para não perder o foco e dispersar o destino do dinheiro.

  1. Conseguir empréstimo é burocrático

Mito. Até pouco tempo atrás, era preciso ir até aos bancos ou financeiras para solicitar uma linha de crédito para micro e pequenas empresas. Mas graças aos avanços da tecnologia nos últimos anos e, principalmente, com a chegada das fintechs no país, agora é possível solicitar empréstimo PJ sem sair de casa, pelo próprio celular ou computador. Sem as inúmeras intermediações que ocorrem em bancos tradicionais, o processo fica mais simples e rápido, e as taxas acabam diminuindo.

  1. As taxas de linhas de crédito para empresas são muito altas

Mito. Essa é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é sobre linhas de crédito para empresas. Afinal, empreendedor nenhum toma decisões importantes sem levar em consideração o custo. No geral, as fintechs, por exemplo, realizam uma análise mais personalizada do cliente, levando em consideração o histórico de cada negócio e suas necessidades, a estabilidade financeira, o tempo de mercado e o faturamento médio mensal. Assim, elas conseguem estabelecer condições e taxas de juros mais atrativas ao empreendedor.

  1. Empréstimo online é confiável

Verdade. A confiabilidade das fintechs são garantidas pelo Banco Central, uma das instituições que regula o mercado financeiro e monitora as atividades dessas empresas. Ou seja, as companhias precisam seguir regras rígidas para oferecer seus produtos à população. Além disso, todo o processo, desde a solicitação até a tomada do empréstimo, é feito online, de maneira totalmente segura.

  1. Empréstimo pode ser sem burocracia ou garantias reais

Verdade. Nos empréstimos para pessoas físicas, um bem, que pode ser um imóvel ou um veículo, é dado como garantia de pagamento à instituição financeira, o que atribui maior confiabilidade ao cliente. Já no empréstimo digital PJ, analisar o pedido é responsabilidade da instituição financeira ou fintech, mas os bens são só seus, e não há necessidade de vinculação deles no processo.

“Um empréstimo PJ, quando bem organizado financeiramente, não só impulsiona o crescimento, como também alivia o caixa atual da empresa. Dessa forma, você não mexe no dinheiro que tem e aproveita o crédito para investir no que precisa para avançar com seu negócio”, finaliza Rocha.

  • Só clique aqui se já for investidor
  • [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=nPjyklNTOOI[/embedyt]