A China abriu neste domingo (16/10), o 20º Congresso do Partido Comunista – PCCh, que vai durar uma semana.
No evento de abertura, o presidente Xi Jinping pediu a todos os chineses que permaneçam unidos como “um pedaço de aço duro” sob a liderança do Partido Comunista da China (PCCh) e se unam com uma mente para mover o navio gigante da revitalização nacional através do vento e das ondas para chegar ao seu destino, escreveu a Agência Estatal Xinhua.
Xi fez as observações quando se juntou a uma discussão em grupo com delegados da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, que estão participando do Congresso.
O presidente disse também que o evento aponta os rumos para o desenvolvimento da causa do Partido e do país e serve como uma declaração política e um programa de ação para que o Partido una o povo chinês para defender e desenvolver o socialismo com características chinesas. Cinco delegados de Guangxi compartilharam suas opiniões sobre o relatório apresentado na abertura do congresso no domingo. Eles expressaram apoio unânime ao relatório.
A modernização chinesa está enraizada e é adequada para as realidades do país, disse Xi. Ele pediu para se avançar com confiança, defender princípios fundamentais e abrir novos terrenos e se esforçar para abrir novos capítulos na construção de um país socialista moderno em todos os aspectos.
Xi convocou comitês do Partido e governos em todos os níveis de Guangxi para reunir quadros e pessoas de todos os grupos étnicos e liderá-los para abrir novos terrenos para o desenvolvimento de Guangxi na nova era.
O presidente Xi Jinping, que é o chefe de mais duas alas governamentais, está disputando o terceiro mandato.
Por conta da realização do Congresso, os indicadores econômicos que seriam apresentados hoje foram suspensos.
Com informações da Agência Estatal Xinhua
Veja também no nosso blog