Vibra (VBBR3) e Copersucar criam a Evolua Etanol

Companhia nasce para liderar a comercialização de etanol do País

Da união entre as duas gigantes, Vibra (VBBR3) e a Copersucar, nasceu hoje, a Evolua Etanol. A nova companhia é  um modelo de negócios e tecnologia 100% nacional, que vem com o propósito de viabilizar soluções, integrar, trazer escala e eficiência ao mercado, encurtando as distâncias entre produtores e consumidores de etanol em todo o País.

A Evolua Etanol atuará como uma plataforma aberta, fluida, geradora de valor e com escala para atender os mercados nacional e global, com objetivo de comercializar 9 bilhões de litros de etanol em seu primeiro ano de vida. A comercializadora define um novo e importante marco para o consumidor e para o setor de biocombustíveis, alavancando alianças e parcerias estratégicas, aportando tecnologias, inteligência de mercado e provendo eficiências operacionais.

O capital social é de R$ 10 milhões, dos quais Copersucar detém 50,01% de participação e a Vibra Energia possui 49,99%, sendo que já existe a previsão de aporte futuro de mais R$ 440 milhões, na proporção das respectivas participações dos acionistas.

“Esperamos oferecer uma alternativa moderna e competitiva de comercialização para todos os agentes do mercado de etanol, com oferta em escala e eficiência logística”, comenta Pedro Paranhos, CEO da Evolua Etanol.

O executivo demonstra otimismo, pois “o etanol tem características que o colocam como um dos grandes protagonistas para atender às necessidades de um mundo em transformação, que busca por fontes energéticas mais limpas e renováveis. E exatamente este panorama abre um leque de possibilidades para a nossa empresa, que atuará de forma colaborativa e integrada, para gerar soluções que agreguem valor compartilhado à toda a cadeia”.

Paranhos, responsável por comandar a nova empresa, possui mais de 20 anos de experiência no setor de combustíveis, com passagens pelas companhias americanas Exxon Mobil e Eco-Energy. Na Copersucar há 15 anos, atuava até então como Diretor Comercial e de Operações da companhia.

“Esta união é um importante passo na execução da estratégia da Copersucar”, assim Tomás Caetano Manzano, presidente da Copersucar, definiu o nascimento da Evolua Etanol. Com diretrizes e desenho de negócio pensados como plataforma, Manzano reforça que “crescer por meio de parcerias e soluções inovadoras está no DNA da nossa companhia. Temos convicção sobre o papel fundamental dos biocombustíveis para a construção de uma economia de baixo carbono e esta nova plataforma aberta de negócios em parceria com a Vibra nos levará a um novo patamar”.

“Queremos oferecer o biocombustível de forma otimizada e confiável, gerando competitividade para o setor e com ganhos logísticos, o que por sua vez irá trazer impactos positivos para o consumidor final. Essa é mais uma demonstração do compromisso da Vibra em buscar negócios focados na transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis e na descarbonização das nossas operações”, afirma o CEO da Vibra Energia, Wilson Ferreira Jr.

Com sede na capital paulista e escritório no Rio de Janeiro, a Evolua Etanol atuará com gestão independente alinhada com seus acionistas, além de contar com estrutura de governança e conselho próprios, seguindo as melhores práticas de governança e conformidade.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.