Vendas do Carrefour (CRFB3) somam R$26,5 bilhões no 2T22

Atacadão registra vendas de R$18,3 bi no segundo trimestre

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) encerra o segundo trimestre de 2022 apresentando um crescimento sólido, com destaque para a categoria de alimentos, além da conclusão da aquisição do Grupo BIG.

As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 26,5 bilhões no 2T22, uma alta de 35,6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Excluindo resultados provenientes do Grupo BIG, as vendas consolidadas no trimestre foram de R$ 24,5 bilhões, impulsionadas principalmente pelo sólido desempenho no segmento alimentar. Já as vendas brutas do Atacadão cresceram 29,4% no trimestre e do Varejo 15,2% com vendas de alimentos crescendo 18,3%.

A expansão orgânica do Grupo Carrefour Brasil manteve seu ritmo histórico no segundo trimestre de 2022, com a abertura de 6 lojas Cash & Carry e 4 novas lojas de proximidade, ao mesmo tempo em que inicia o processo de integração com o Grupo BIG.

O GMV total atingiu R$ 1,5 bilhão no 2T22, mais de 2x do que no ano anterior, impulsionado pela categoria de alimentos, cujo GVM aumentou para R$ 814 milhões, mais de 3x em relação ao 2T21.

“Por estarmos consolidando a nossa posição de liderança no varejo brasileiro, trabalhamos para fornecer aos nossos clientes ofertas compatíveis às necessidades e desafios atuais, e para entregar valor aos nossos acionistas”, afirma Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Grupo BIG — Início da integração com foco em conversões e sinergias

Com a conclusão da aquisição do Grupo BIG, a integração das empresas já mostrou progresso em diversas frentes: anúncio da nova estrutura de liderança; primeira onda de conversões de lojas, com obras em 16 lojas BIG a serem convertidas para Atacadão e Carrefour já em andamento; realização das primeiras negociações de compras diretas e várias negociações de compras indiretas já concluídas.

Atacadão — Expansão contínua

As vendas brutas do Atacadão registraram um aumento de 29,4%, totalizando R$ 18,3 bilhões no 2T22. As vendas LfL tiveram um aumento de 22,4%, resultado das iniciativas comerciais em abril, incluindo a campanha de aniversário do Atacadão, que levou o mês a registrar um crescimento LfL de quase 30% a/a e da manutenção da forte tendência ao longo do trimestre, com crescimento LfL de quase 20% em maio e junho.

O EBITDA ajustado atingiu a marca de R$ 1,1 bilhão no trimestre.

O ritmo de expansão da bandeira Cash & Carry do Grupo Carrefour Brasil se manteve forte. Somente neste segundo trimestre de 2022, foram inauguradas 6 novas lojas Cash & Carry, totalizando 258 lojas neste formato e 33 Atacados. Para o segundo semestre deste ano o pipeline de inaugurações totaliza 12 lojas.

O canal online do Atacadão, em sua maior parte clientes B2B, continuou ganhando força e representou 3,4% das vendas totais da unidade de negócios no trimestre. A parceria com as operadoras de serviço de entrega rápida do Atacadão já está disponível em 125 lojas, 62 cidades e 20 estados.

Carrefour Varejo — Crescimento do volume de alimentos foi destaque no trimestre

As vendas brutas do Carrefour Varejo totalizaram R$ 6,2 bilhões no 2T22, um aumento de 15,2%, impulsionado por um aumento de 17,1% de LfL em alimentos. O EBITDA ajustado consolidado foi de R$ 326 milhões (crescimento de 3,2%) ou 5,8% da receita líquida.

Desde fevereiro, toda população vem enfrentando uma persistente e elevada inflação de alimentos em dois dígitos, demonstrando algumas mudanças nos hábitos de compra. No 2T22, houve um aumento na frequência de visitas de clientes, uma queda no ticket médio e no número de itens por ticket. “Outras mudanças incluem o aumento de vendas da carne suína e o crescimento significativo de 82% no 2T22 de frutas e legumes únicos — aqueles que não atendem aos padrões habituais em termos visuais, mas são adequados para consumo e vendidos com desconto — demonstrando que os clientes estão em busca de produtos mais acessíveis”, escreveu a direção.

Os produtos de marcas próprias continuaram a aumentar a penetração e representaram 20% das vendas líquidas totais de alimentos, +470 bps se comparado ao último ano e +30 bps em relação ao 1T21. Os volumes tiveram outro forte trimestre de crescimento de dois dígitos em 34%. O desempenho superior dos itens de marca própria ressalta a qualidade dos produtos e sua relevância contínua nas cestas dos clientes em ambientes inflacionários.

O não alimentar apresentou tendências de melhoria na maioria das categorias, com destaque para bazar e têxtil, que apresentaram desempenho positivo (+9,3% e +4,3%, respectivamente).

Banco Carrefour

O Banco Carrefour atingiu o faturamento de R$ 12,9 bilhões, um aumento de 9,4% em relação ao segundo trimestre do último ano, impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+7,5% ou + R$ 573 milhões) quanto pelo cartão de crédito Atacadão (+11,2% ou +R$ 454 milhões). Os novos clientes aumentaram 50% em uma base sequencial, impulsionada principalmente pela aquisição digital, com crescimento de mais de 100% se comparado ao primeiro trimestre do ano, representando 36% de penetração no segundo trimestre.

O crédito pessoal continuou sendo uma ferramenta importante para nossos clientes, como resultado, novos produtos tiveram outro trimestre de sólido crescimento: +49,5% ano contra ano.

A receita operacional totalizou R$ 1,1 bilhão neste segundo trimestre, impulsionada pela continuidade do alto nível de propensão dos nossos clientes ao financiamento, que representa a parte de nossa carteira que gera juros.

O EBITDA Ajustado do banco continuou sua trajetória de crescimento e atingiu R$ 290 milhões no trimestre. Já o lucro líquido cresceu 20,8% e totalizou R$ 145 milhões no 2T22.

ESG

O Grupo Carrefour Brasil avançou ainda mais nos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) no 2T22. No que se refere ao Desmatamento Zero, entre as fazendas monitoradas, 91% estão em conformidade com a política de compra de carnes do Grupo, restando 9% que não fornecem mais à companhia ou estão em processo de requalificação.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.