O ano de 2020 foi histórico para o investimento sustentável. Muitas pessoas pensavam que o COVID-19 atrasaria a mudança em direção ao investimento sustentável, mas exatamente o contrário aconteceu. Em sua nova carta aos CEOs, Larry Fink, presidente e CEO da BlackRock, gestora global de ativos, mostra que empresas, governos e investidores centraram-se no princípio de “net zero” – ou seja, construir uma economia que não emita mais carbono do que aquele que remove da atmosfera até 2050.
Este impulso global em direção a neutralidade em carbono prevê uma dramática remodelação da economia e tem profundas implicações para as empresas e para os portfólios de nossos investidores.
BlackRock
Os principais temas da carta deste ano incluem:
- Um movimento de proporções tectônicas se acelera. Empresas, governos e investidores estão caminhando para uma economia neutra em carbono com implicações dramáticas para as ações das empresas e para a economia global. Acreditamos que a transição climática apresenta uma oportunidade histórica de investimento.
- A transição energética é uma oportunidade. O movimento ao “net zero” representa uma oportunidade de construir uma economia mais resiliente que beneficia mais pessoas. As empresas que têm uma estratégia bem articulada de longo prazo para abordar a transição energética se distinguirão com seus stakeholders.
- Os dados e a divulgação são importantes. A avaliação dos riscos de sustentabilidade requer acesso a informações públicas relevantes, consistentes e de alta qualidade. Esperamos que as empresas divulguem planos para seus negócios em uma economia líquida zero. E apoiamos a mudança para um único padrão de divulgação global para que os investidores possam avaliar melhor o potencial de retorno a longo prazo.
- A relação com stakeholders impulsiona os retornos. Quanto mais uma empresa puder mostrar seu propósito em fornecer valor aos stakeholders – clientes, funcionários e comunidades – mais ela produzirá lucros a longo prazo e duradouros para os acionistas. Quanto mais uma empresa adotar a transição climática e as oportunidades que ela traz, mais o mercado a recompensará com valorizações mais elevadas.
Portfólio
Além da carta anual de Larry Fink aos CEOs, a BlackRock está se comprometendo com uma série de ações para ajudar os clientes a preparar seus portfólios para um mundo “net zero.” Nossos compromissos se concentram em três áreas: transparência, gestão de investimentos e gerenciamento responsável de investimentos, incluindo:
- Implementação de um “modelo de alto grau de escrutínio” sobre seus portfólios ativos como uma ferramenta para a gestão de títulos que ofereçam riscos climáticos significativos.
- Lançamento de produtos de investimento com metas de alinhamento de temperatura explícitas, incluindo produtos em sintonia com a trajetória rumo à neutralidade em carbono.
- Aumento do papel dos votos nas propostas de acionistas nos nossos esforços em direção à sustentabilidade.
- Anunciar uma meta provisória sobre a proporção de nossos ativos sob gestão que estará alinhada à neutralidade em 2030, para mercados com dados suficientemente confiáveis.
Sustentabilidade
No ano passado, a BlackRock fez da sustentabilidade seu novo padrão de investimento, detalhando seu compromisso de incorporar a sustentabilidade na gestão de riscos e investimentos, tecnologia, administração e muito mais – para ajudar a melhorar os resultados dos investimentos de seus clientes.
O mundo está avançando para a neutralidade em carbono, e a BlackRock acredita que seus clientes estarão em melhor posição caso se mantenham na dianteira dessa transição.
- Só clique aqui se você já for investidor
Comentários estão fechados.