A Totvs (TOTS3) informou na terça-feira (9) a compra de 92% do capital da RD Station, empresa de automação de marketing digital, por R$ 1,86 bilhão.
Segundo o Valor Econômico, trata-se da maior aquisição da história da companhia e ocorre depois do grupo ter perdido a disputa com a Stone pela compra da Linx, em novembro – um negócio de mais de R$ 6,5 bilhões. Outras aquisições estão a caminho, disse o presidente da Totvs, Dennis Herszkowicz. “Ainda temos peças no tabuleiro que queremos preencher”, afirmou.
Fundada em 2011, a RD Station conta com 25 mil clientes em 20 países e 600 funcionários. A receita líquida projetada para 2021 é de R$ 206 milhões, o que representa um crescimento médio composto de 46% desde 2016.
Totvs – RD Station
A empresa conta com 2 mil parceiros comerciais, incluindo agências de marketing digital, que representam quase 40% das vendas. Na transação com a Totvs, foi avaliada em R$ 2 bilhões.
A empresa passa a compor o portfólio da Totvs na área que o grupo chama de “performance de negócios”, com produtos e serviços que têm o objetivo de ajudar os clientes a impulsionar vendas. Nesse mesmo segmento, a Totvs comprou, em dezembro, a Tail Target TI, empresa especializada em análise de performance de vendas, por R$ 12 milhões iniciais. O contrato ainda prevê o pagamento complementar variável de até R$ 20 milhões, sujeito ao cumprimento de metas em 2021 e 2022.
“A Tail resolve a vida de quem precisa criar perfis para investimentos em mídia”, afirma Herszkowicz. “E a RD chega como uma peça central na maior oportunidade da área que é a automação do marketing digital.”
Mercado
Eric Santos, co-fundador e CEO da RD Station, estima que o mercado tem o potencial de ampliar a base de 30 mil empresas que possuem sistemas de marketing digital atualmente para 1,6 milhão, com um faturamento de pelo menos US$ 5 bilhões, considerando mercados internacionais. “Ajudamos a desenvolver esse mercado no Brasil e estamos só arranhando a superfície”, disse Santos na noite de ontem, durante um evento da Totvs com investidores.
Assim como Santos, os sócios atuais Guilherme Lopes, Bruno Ghisi e Pedro Bachega mantém, juntos, uma participação de 8% na companhia após a transação. A Totvs também comprou a participação dos fundos que haviam investido na RD Station como Riverwood Capital, Redpoint eventures, Astella e TPG Growth.
Comparada ao mercado de sistemas de gestão empresarial, que deu origem à Totvs, a automação de marketing digital “é um mercado muito novo e com potencial de crescimento gigantesco”, afirma Herszkowicz.
Além de se abrir para o mercado, a Totvs já olha a sinergia com a plataforma da RD Station dentro de casa. “Um perfil de cliente da Totvs ainda precisa de uma ajuda de empresas como a RD para conseguir gerar oportunidades de vendas e fazer a gestão toda de seu marketing digital”, afirma.
Veja TOTS3 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor