O Indicador ZEW de Sentimento Econômico para a Alemanha registrou novamente um ligeiro aumento na pesquisa atual de janeiro de 2024. Com 15,2 pontos, fica 2,4 pontos acima do valor de dezembro de 2023.
Em contrapartida, a avaliação da situação econômica na Alemanha manteve-se praticamente inalterada. O indicador correspondente perdeu 0,2 pontos e agora está em menos 77,3 pontos.
“As expectativas econômicas para a Alemanha melhoraram novamente. Isto porque agora mais de metade dos inquiridos assumem que o BCE irá reduzir as taxas de juro no primeiro semestre do ano. Há mudanças ainda mais pronunciadas nas expectativas das taxas de juro nos EUA”, comenta o presidente da ZEW, Professor Achim Wambach, sobre os resultados da pesquisa.
Mais de dois terços dos entevistados prevêem cortes nas taxas de juros por parte do Federal Reserve dos EUA nos próximos seis meses. “O aumento da inflação na Alemanha e na Zona do Euro em dezembro não tem, portanto, impacto nas expectativas de política monetária dos inquiridos”, completa.
Zona do Euro
O sentimento dos especialistas do mercado financeiro ao desenvolvimento econômico da Zona do Euro registrou uma ligeira diminuição em janeiro. Nos 22,7 pontos, o indicador caiu 0,3 pontos face a dezembro de 2023. Em contrapartida, o indicador de situação da Zona do Euro aumentou, subindo 3,4 pontos para uma nova leitura de menos 59,3 pontos.
Comentários estão fechados.