Há um ditado popular que afirma que só conhecemos alguém depois de enfrentar um problema com ele. Dessa forma, com os bancos digitais é o mesmo principio.
Como prestadora de serviços, além de oferecer ótimos serviços, menos taxas, facilitações nos processos de abrir uma conta ou solicitar um cartão de crédito, é necessário olhar para outros aspectos.
Portanto, é extremamente importante verificar como o seu banco vai se portar frente as reclamações e os problemas que podem ser enfrentados pelo consumidor.
Sendo assim, analisamos a média de reclamações feitas no Reclame Aqui sobre as instituições financeiras digitais e assim, você poderá conferir quais são as melhores instituições para abrir uma conta em 2021.
1. Agibank
O campeão da lista é o Agibank. O melhor banco digital de 2021 pode ser desconhecido para muitos. Porém, segundo aos seus usuários, a instituição financeira tem uma incrível porcentagem de 92% de resolução dos problemas apresentados pelos clientes.
Portanto, os cliente do banco avaliaram seu desempenho em 8,7 (de 10) o que totaliza 100,8 pontos.
2. Neon
O vice campeão da lista de melhores bancos digitais é o Neon, com 87% das reclamações resolvidas, nota 8 (de 10) dos seus consumidores e uma média de 95 pontos.
Além disso, grande parte das elogios são em relação a praticidade e mobilidade do aplicativo.
3. Pag Seguro
Com o bronze do pódio de melhor banco em 2021, o Pag Seguro resolve 83,9% das reclamações feitas por seus usuários. Com isso, eles avaliam o banco com uma nota 8 (de 10). Isso totaliza uma pontuação de 91,9.
4. Banco RCI
Com um dos melhores CDBs do brasil. O Banco RCI da montadora Renault Nissan na quarta colocação tem uma porcentagem de 81,4% dos problemas resolvido.
Dessa forma, a avaliação dada pelos consumidores é de 8 (de 10). A média de pontos é 89,4.
5. Banco Inter
O Banco Inter, forte concorrente do Nubank, também se é um banco muito popular, porém se encontra na quinta posição.
O banco resolveu 78,8% de suas reclamações e recebeu uma avaliação de 7.8 (de 10) de seus usuários. Isso totaliza 86,6 pontos.
6. Banco Pan
Este é o banco digital que era do famoso apresentador Silvio Santos. Depois de uma crise na instituição, intervenções da Caixa econômica federal e do André Esteves, empresário brasileiro.
A instituição voltou ao mercado e se encontra na 6° posição a frente de fintechs como a Nubank, com 79% de suas reclamações resolvidas e uma avaliação de 7.6 (de 10) dos consumidores. A média de pontos é de 86,6.
7. Original
O banco digital da JBS, criado em 2011, fica na sétima posição com 75,3% das reclamações resolvidas e uma nota de 7.1 (de 10) dada pelos consumidores. A média de pontos é de 82,4.
O bom desempenho do banco em relação a suas reclamações vem devido a sua preocupação com isso. A instituição tem uma central digital só voltada para reclamações, onde eles informam ser possível resolver 100% das reclamações sem burocracias.
8. PicPay
Com 74,9% de resolução efetuada em suas reclamações tem uma avaliação de 6.9 (de 10) dada pelos usuários. A média das pontuações é de 81,8.
O aplicativo que funciona como carteira digital, oferece diversos serviços e tem se tornado popular entre os consumidores, chegando a marca de 50 milhões de usuários da plataforma.
9. Nubank
O Nubank, maior banco digital do mundo, que recentemente recebeu um investimento bilionário do norte americano Warren Buffett, para surpresa de muitos não está no topo da nossa lista.
A Nubank tem uma taxa de 74,3% de resolução para suas reclamações. A nota dada por seus clientes é de 7,4 (de 10). A média fica em 81,7.
10. Next
O banco digital do Bradesco é o 10° da lista com 74% de suas reclamações resolvidas. Portanto, a cada 100 pessoas que efetuaram uma reclamação, 74 delas tiveram seus problemas solucionados.
Esse fato resultou em uma nota 6.5 (de 10) para o banco. A média dessas pontuações somam 80,5.