O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma previsão nesta quinta-feira (3) que, se realizada, desencadearia a 3ª Guerra Mundial e, muito provavelmente, um conflito nuclear: a Rússia pretende invadir os Países Bálticos: Letônia, Lituânia e Estônia. Os três países fazem parte da União Europeia e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e um ataque a eles representaria um ataque a todos os países da aliança – incluindo os Estados Unidos.
A Rússia ataca a Ucrânia para impedir que ela entre na OTAN, um cenário que poderia facilitar um ataque direto da aliança contra a Rússia – o país tem poucas proteções naturais, e tanques estacionados na Ucrânia poderiam chegar em Moscou em pouquíssimo tempo. Embora os países bálticos já façam parte da OTAN, eles são pequenos, e não é tão fácil acumular material militar por lá.
Na história, os russos já foram invadidos por mongóis, suecos, franceses e alemães – e é parte da elite governante do país a ideia de “expandir-se para deixar o inimigo mais longe possível” desde o século XVI. Atualmente a OTAN faz divisa com a Rússia nos países bálticos e na Turquia. Ucrânia sinalizou interesse em entrar na aliança, o que foi prontamente rechaçado pelo governo de Vladimir Putin.
A Finlândia, que possui território muito perto da segunda maior cidade russa, São Petesburgo, também tem afirmado interesse em entrar na OTAN. Putin já avisou que reagiria com a mesma violência se os finlandeses de fato tentarem entrar na aliança.
Os países bálticos já foram invadidos pela Rússia anteriormente – a última vez, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, fez com que os três países ficassem sob domínio russo, virando repúblicas soviéticas até a década de 90, quando foram os primeiros países a declarar independência e saírem da União Soviética.
Para impedir o domínio russo, a Ucrânia vem travando uma guerra sangrenta e pede apoio financeiro via criptomoedas. Zelensky pede que os países da OTAN fechem o espaço aéreo ucraniano, o que os ocidentais estão muito relutantes em fazer – os russos já tomaram os céus ucranianos, e o fechamento do espaço aéreo colocaria necessariamente a OTAN contra os russos, o que também poderia desencadear uma guerra nuclear.
O presidente da Ucrânia pede, então, para conversar com o presidente russo, Putin. Ele vê que atualmente este é o único jeito de “parar a guerra”, de acordo com a agência de notícias ANSA. Para ficar de olho no seu dinheiro e acompanhar o conflito em tempo real, entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real, além de materiais, relatórios e outras informações que vão te ajudar a investir melhor e guardar mais dinheiro.