Em 53,3 em junho, o índice de Atividade de Negócios do Setor de Serviços do Brasil ajustado da S&P Global estendeu a sequência de crescimento atual que foi iniciado em março. Apesar da queda em relação aos 54,1 registrados em maio, o último resultado foi consistente com uma taxa de expansão sólida.
Os dados do PMI de junho indicaram um aumento significativo em novos negócios fechados por provedores de serviços brasileiros, destacando tendências de demanda positivas.
“Os resultados do PMI para o setor de serviços do Brasil mostraram uma força notável em junho, especialmente considerando o ambiente econômico atual. O aumento da demanda impulsionou o crescimento de novos negócios e evidenciou outro aumento na atividade de serviços no final do segundo trimestre”, disse a diretora Associada Econômica da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima.
Esse aumento nas vendas fundamentou outra expansão sólida na atividade de negócios, a qual, por sua vez, criou a necessidade de mão de obra adicional. Com as empresas mantendo uma visão otimista em relação a perspectivas de crescimento, foi registrado um aumento no emprego pelo quarto mês consecutivo. A desaceleração da inflação de preços contribuiu para uma disposição mais favorável dos consumidores, mas as empresas registraram um aumento mais acelerado nos custos dos insumos.
Os participantes da pesquisa atribuíram o aumento na atividade de serviços à demanda aquecida e à captação de novos clientes.
Os novos negócios não só aumentaram pelo quarto mês consecutivo em junho, mas também a um ritmo acentuado que foi o mais forte desde outubro de 2022. De acordo com os participantes da pesquisa, a melhoria nas vendas refletiu a expansão da carteira de clientes e um ambiente de demanda saudável.
“A diminuição bem-vinda da inflação de preços permitiu que as empresas de serviços captassem novos clientes e alavancassem as vendas, enquanto as expectativas de inflação reduzida e as perspectivas de cortes nas taxas de juros aumentaram o otimismo em relação aos prognósticos para a atividade de negócios ao longo do próximo ano”, destacou a diretora.
Para manter uma vantagem competitiva, algumas empresas de serviços deixaram de aumentar seus preços de venda em junho. Os preços médios cobrados na atividade de serviços ainda subiram já que várias empresas repassaram aumentos de custos para os clientes, mas a taxa de inflação diminuiu para o nível mais baixo em nove meses.
Por outro lado, foi registrado um aumento maior nos custos dos insumos durante o mês de junho. A aceleração da taxa de inflação foi a mais rápida desde março, embora tenha permanecido bem abaixo do pico registrado em 2022. As empresas que relataram despesas operacionais mais altas atribuíram isso aos custos elevados de empréstimos e a aumentos nos preços de alimentos, materiais para reforma, licenças de software e serviços públicos.
“Enquanto a indústria transformadora enfrentava novos desafios, evidenciados por contrações mais aceleradas nas carteiras de pedidos e na produção, os serviços continuaram a emergir como um pilar de apoio constante para a economia como um todo. O PMI mostrou um crescimento sustentado das vendas e da atividade de serviços do setor privado, junto com um recuo considerável da inflação de preços. Os resultados de junho registraram um desempenho mais sólido do setor privado em relação ao observado nos três primeiros meses do ano”, concluiu De Lima.
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