PicPay compra plataforma Guiabolso apostando no Open Banking brasileiro

De acordo com o vice-presidente de serviços financeiros da empresa, a compra vai dar ao banco digital o protagonismo do Open Banking no Brasil

O PicPay anunciou que está apostando na tecnologia Open Banking. Por isso, o banco digital revelou que comprou 100% do Guiabolso, plataforma que unifica suas contas e cartões em um só lugar.

A aquisição foi paga através de dinheiro e ações. Além disso, essa foi a primeira grande transação no país motivada pelo Open Banking. A notícia da compra foi realizada há algumas semanas, após o PicPay ter suspendido sua estreia na Nasdaq.

Esta é considerada uma amostra de que a instituição financeira digital planeja ampliar meios para rentabilizar sua base de clientes. Contudo, vale lembrar que o PicPay conta com cerca de 55 milhões de usuários.

Guiabolso

Criado em 2012 , o Guiabolso é um precursor do Open Banking. A plataforma usa inteligência de dados, com o objetivo de oferecer orientação financeira.

Dessa forma, seus clientes chegam a cerca de 6 milhões de usuários. Por isso, passou a oferecer produtos como crédito, investimentos pessoais e seguros.

A partir da  compra, os 200 funcionários do Guiabolso vão passar a integrar a folha de 3 mil funcionários PicPay. Alvarez, presidente da plataforma, será o novo responsável pelo Open Banking.

O anúncio é um verdadeiro marco histórico da rápida movimentação do setor financeiro no Brasil. Isso porque, recentemente, várias novidades já entraram em vigor através do Banco Central. Um exemplo, é o próprio PIX. 

Logomarca do PicPay

O futuro é o Open Banking

De acordo com Eduardo Chedid, vice-presidente de serviços financeiros do PicPay, a compra do Guiabolso vai posicionar o banco digital em um lugar de protagonismo no Open Banking do Brasil.

De acordo com o Banco Central, o Open Banking tem como objetivo aumentar a eficiência e acirrar a competição do Sistema Financeiro Nacional. Assim, o novo sistema parte do pressuposto de que os dados bancários pertencem aos clientes e não as instituições financeiras.

Dessa forma, com a instalação no país, o cliente poderá visualizar em um único aplicativo o extrato de todas as suas contas bancárias e investimentos, ou até  fazer uma transferência e realizar pagamentos sem precisar acessar diretamente o site ou aplicativo do banco.

Em suma, o Open Banking está planejado em 4 fases. Duas delas já entraram em vigor. Quanto à última fase, está prevista para dezembro de 2021, data na qual a implementação do sistema estará completa.