PIB da China sobe 0,4%; número é o pior desde 1992

Mercado esperava alta de 1,1%

O Produto Interno Bruto – PIB no trimestre de abril a junho subiu 0,4% em relação ao ano anterior, mostraram dados do Governo nesta sexta-feira. O número foi o pior para a segunda maior economia do mundo desde o início da série de dados em 1992. Lembrando que a maior contração em 6,9% ocorreu no auge da pandemia de coronavírus no primeiro trimestre de 2020.

“Os dados desta sexta-feira elevaram ainda mais o temor de uma recessão global, à medida que os formuladores de políticas aumentam as taxas de juros para conter a inflação crescente, causando mais dificuldades a consumidores e empresas em todo o mundo, à medida que enfrentam os desafios da guerra na Ucrânia e interrupções na cadeia de suprimentos”, justificaram os analistas.  Na com o primeiro trimestre, a queda do PIB foi de 4,8%.

Considerando a base trimestral, o PIB caiu 2,6% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, em comparação com as expectativas da queda de 1,5%, ganho revisado de 1,4% no trimestre anterior.

A produção industrial cresceu 3,9% em junho em relação ao ano anterior, subindo de 0,7% em maio, enquanto as vendas no varejo estabilizaram em junho após cair 6,7% em maio e ficando em 3,9%.

O investimento em ativos fixos expandido 6,1% no primeiro semestre, diminuindo de 6,2% nos primeiros cinco meses, mas acima da projeção do mercado de 6,0%

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.