PetroRio (PRIO3) recebe autorização da ANP para adquirir 30% do campo de Frade

A PetroRio (PRIO3) concluiu a aquisição de 30% do campo de Frade, conforme fato relevante encaminhado ao mercado nesta quinta-feira (21).

De acordo com o documento, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a cessão da participação de 30% do Campo de Frade, atualmente detida pela Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).

Aditivo

Assim, dentro dos próximos dias, ocorrerá a assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Concessão pela ANP, concluindo-se então a aquisição da totalidade dos direitos e obrigações de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural da Petrobras no Campo de Frade, que correspondem à participação de 30% na concessão.

A partir da assinatura, a companhia passará a deter 100% do Campo de Frade, 100% do FPSO Frade e o resultado econômico proveniente da participação de 30% no Campo de Frade passará a ser contabilizado e incorporado nas demonstrações financeiras, que se beneficiará integralmente da rentabilidade de suas iniciativas de redução de custo e de aumento de produção do ativo.

Transação

A transação agregará aproximadamente 17 milhões de barris 1P e incrementará cerca de 5,2 mil barris de óleo à produção diária da PetroRio.

Adicionalmente, com a conclusão da aquisição, a Companhia fará jus a um estoque de óleo de aproximadamente 400 mil barris que se encontra no FPSO Frade.

ANP

Nesta mesma deliberação, a ANP também aprovou a redução do valor estimado para o descomissionamento do Campo de Frade de US$ 393 milhões para US$ 179 milhões, o que gerará um ajuste positivo, e condizente no balanço patrimonial da PetroRio na rubrica de Provisão para Abandono.

“A aquisição representa mais uma etapa de sucesso na execução da estratégia de crescimento da PetroRio, através da aquisição e desenvolvimento de campos produtores, replicando o sucesso do Campo de Polvo e tornando o campo de Frade mais rentável e aumentando sua vida econômica”, destacou.

Veja PRIO3 na Bolsa:
  • Só clique aqui se já for investidor