A Petrobras (PETR4) receberá em 1º de fevereiro propostas de empresas pré-qualificadas para a construção das plataformas P-78 e P-79, para o campo gigante de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, informou a petroleira estatal em comunicado à imprensa na sexta-feira (15).
Segundo a Reuters, o processo de licitação teve início em julho de 2020, com a participação de 10 empresas nacionais e internacionais, “todas com reconhecida experiência”, acrescentou a companhia.
“Nesta etapa, as empresas apresentarão seus preços, além da proposta técnica… O processo decisório de contratação de bens e serviços da Petrobras considera três critérios: qualidade, competitividade e prazo de fornecimento”, explicou a companhia.
A Petrobras tem planos de colocar em produção 13 sistemas para operação no Brasil até 2025.
A companhia disse ainda que espera evitar atrasos nas entregas das unidades para acelerar o início de desenvolvimento de áreas de produção, após diversos problemas com cronogramas no passado.
Petroleira
A companhia vai aproveitar o home office geral para fazer uma reforma no seu prédio-sede, construído pela Odebrecht. Será a primeira desde que foi inaugurado em 1974. A propósito, a Petrobras estava instalada em 23 edifícios Brasil afora no fim de 2018. Hoje, cabe em nove. E planeja fechar as portas de mais um em 2021.
De acordo com Lauro Jardim, de O Globo, também no número de funcionários a Petrobras vai ficar mais magra. Está iniciando o ano com 40 mil funcionários (e cerca de 100 mil terceirizados). Mas a expectativa da estatal é fechar 2021 com 30 mil, por causa dos PDVs em curso.
Para que o leitor entenda a magnitude do enxugamento: em 2014, a Petrobras contava com 86 mil funcionários e 360 mil terceirizados.
Veja PETR4 na Bolsa:
- Só clique aqui se já for investidor