A Petrobras (PETR4) recebeu oferta vinculante para venda da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, e está em negociações com a Ultrapar (UGPA3), informou a companhia em comunicado nesta terça-feira (19).
De acordo com a Reuters, o negócio faz parte de esforços do governo para acabar com o quase monopólio da Petrobras no refino, abrindo um dos maiores mercados de combustíveis do mundo a investidores privados, com a venda de oito refinarias.
A companhia
A companhia informou ainda que recebeu propostas vinculantes para venda da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e está em fase de análise das propostas.
No caso da Rlam, na Bahia, a empresa está aguardando as ofertas finais de todos os participantes no processo, com base nas versões negociadas dos contratos com o Mubadala Investment Company.
A petroleira
A Petrobras também recebeu propostas vinculantes e está em fase de negociação para venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará, e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.
A companhia espera receber ainda propostas vinculantes para venda da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, e Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, no primeiro trimestre deste ano.
Ibovespa
Após abrir em alta, o Ibovespa virou para queda ainda na primeira hora de pregão de ontem e passou o dia em terreno negativo embalado pela desvalorização das ações dos grandes bancos e das siderúrgicas.
As perdas no Ibovespa foram limitadas pelo bom desempenho da Petrobras (PETR3; PETR4), cujas ações subiram 1,46% e 2,32% respectivamente.
Os papéis da petroleira, que tem grande peso no Ibovespa, se beneficiaram da alta nos preços do petróleo, que acompanharam os mercados acionários americanos.
Na ponta oposta, as siderúrgicas lideraram as perdas do índice em linha com a desvalorização do minério de ferro na China, que caiu após bater a máxima em quatro semanas.
Os bancos também recuaram e pesaram sobre o índice, com os investidores repercutindo a incerteza sobre o cenário fiscal e sobre a vacinação no Brasil.
Veja PETR4 na Bolsa:
- Só clique aqui se você já for investidor