Pesquisa CNT/MDA: Lula está com 40,6% e Bolsonaro 32%

Em 2º turno Lula venceria por 50,8% e 36,8% em Bolsonaro

A 152ª Pesquisa CNT de Opinião, realizada entre os dias 04 a 07 de maio e divulgada na tarde desta terça-feira, mostrou a avaliação do governo e o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro. Também mostrou as intenções de voto dos entrevistados para presidente da República em 2022, além da opinião sobre a possibilidade de mudar de voto para evitar ou garantir que haja segundo turno.

A pesquisa feita em todo o país, o levantamento ainda indica a expectativa da população para a situação do país em relação a emprego, renda, educação, saúde e segurança.

Também aponta a percepção da população sobre manifestação política de líderes religiosos, sugerindo a seus fiéis em quem votar.

Eleições para presidente 2022

Pelo voto espontâneo
Lula: 33,4%; Jair Bolsonaro: 27,3%; Ciro Gomes: 3,8%; João Doria: 0,9%; André Janones: 0,5%; Outros: 1,2%; Branco/nulo: 5,8%; Indeciso: 27,1%.

No voto estimulado
Lula: 40,6%; Jair Bolsonaro: 32,0%; Ciro Gomes: 7,1%; João Doria: 3,1%; André Janones: 2,5%; Simone Tebet: 2,3%; Felipe d’Avila 0,3%; Branco/nulo: 5,1%; Indeciso: 7,0%.

Potenciais para um 2º Turno
Os 50,8% votariam em Lula e 36,8% em Jair Bolsonaro em caso de uma disputa no 2º  turno entre os dois candidatos. Os 9,2% votariam em branco ou nulo para este cenário.

Para 44,2% votariam em Ciro Gomes e 37,8% em Jair Bolsonaro, em caso de uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos; 14,6% votariam em branco ou nulo para este cenário.

Os 38,8% disseram que votariam em Jair Bolsonaro e 33,9% em João Doria, em caso de uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos; 22,4% votariam em branco ou nulo para este cenário.

Os 39,6% disseram que votariam em Jair Bolsonaro e 30,5% em Simone Tebet, em caso de uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos; 24,0% votariam em branco ou nulo para este cenário.

Já 50,2% disseram que votariam em Lula e 16,5% em João Doria, em caso de uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos; 28,7% votariam em branco ou nulo para este cenário.

Os 50,3% disseram que votariam em Lula e 17,8% em Simone Tebet, em caso de uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos; 26,4% votariam em branco ou nulo para este cenário.

Vacinação e Covid-19
Os 22,7% avaliam que o governo do presidente Jair Bolsonaro atuou muito bem no controle da pandemia. Os  27,7% avaliam que atuou de forma moderada e 48,5% avaliam que atuou de forma negativa.

Conclusão da Pesquisa

Os resultados da Pesquisa CNT/MDA apresentam indicativos de percepção de melhora da atuação do presidente Jair Bolsonaro, com registros de aumentos tanto da avaliação positiva de seu governo quanto de seu desempenho pessoal. As expectativas para os próximos seis meses no país permanecem mais positivas do que negativas para emprego, saúde, educação, renda mensal e segurança, porém com piora do otimismo se comparado ao último levantamento (fevereiro de 2022).

Os cenários de intenção de voto mostram vantagem para o ex-presidente Lula, que aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro tanto na simulação para o primeiro turno, quanto para um eventual segundo turno. O atual presidente, contudo, apresenta aumento de suas intenções de voto no primeiro turno e também no confronto direto com Lula em relação a fevereiro. Embora os demais candidatos permaneçam estagnados com baixos percentuais, é importante ressaltar que a maioria dos entrevistados considera importante o fortalecimento de um nome alternativo aos pré-candidatos Jair Bolsonaro e Lula.

Cerca de um quarto do eleitorado afirma poder mudar de voto para evitar ou garantir um segundo turno. A maioria é contra a manifestação política de líderes religiosos sugerindo em quem se deve votar.

Os debates eleitorais podem influenciar na mudança de voto de cerca de um terço do eleitorado, e a maioria dos entrevistados pretende acompanhar sua realização.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro do mundo dos investimentos, não se esqueça de clicar aqui

Entre no nosso grupo de Trade 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.