Já pensou em pagar a conta de luz com cartão de crédito? Muitas pessoas estão optando por essa opção para quitar a tarifa que tem ficado cada vez mais cara.
Pensando nisso, a Enel, empresa que distribui energia elétrica para o estado de São Paulo, disponibilizou a modalidade de pagamento por cartão de crédito aos seus consumidores este mês. A transação pode ser feita no site ou no aplicativo da companhia.
Além disso, é possível parcelar as contas em até 24 vezes. Dessa forma, alguns especialistas acreditam que essa prática pode ser uma espécie de “fôlego” na hora de organizar as contas.
Vantagens da novidade
Alguns especialistas apontam que optar pelo crédito na hora de pagar a conta de luz pode ter muitas vantagens. Por exemplo, a possibilidade de ganhar milhas, cashback, descontos e promoções através desses tipos de transações.
Além do mais, a segurança e praticidade da operação devem ser considerados. Para o especialista Caio Mastrodomênico, CEO da Vallus Capital, outro ponto positivo é pagar a tarifa de energia no dia de fechamento do cartão.
“Se a fatura fecha no dia 9 e a conta vence no dia 10, pode ser uma boa opção, pois o consumidor terá um ciclo inteiro do cartão para pagar. Agora, se a conta vence no dia 10 e o fechamento da fatura será dois dias depois, talvez não valha, já que a cobrança virá na próxima fatura. Então, só é vantajoso quando se ganha tempo para efetuar o pagamento”, afirma o analista.
Desvantagens
Vale ressaltar que a estratégia de pagar a conta de luz via crédito pode ser boa para aqueles que vão ter o dinheiro no final do mês para pagar a fatura do cartão.
Ao contrário disso, a estratégia não fará nenhum sentido se as contas virarem uma bola de neve. É importante lembrar que, com o acúmulo de dívidas no cartão de crédito, os juros podem chegar a até 13% ao mês.
Além disso, é importante estar atento a bandeira do seu cartão e a instituição financeira por trás, isso porque algumas empresas cobram uma taxa de até 2,99% em cima do valor da fatura para realizar a operação. Dessa forma, a conta vai ficar ainda mais cara.