Open Banking: veja como o novo sistema pode fazer os bancos digitais aumentarem o limite de crédito

A implementação do Open Banking está prevista para dezembro de 2021

O Open Banking está em sua segunda etapa de implementação no país. Dessa forma, até o final deste ano, o novo sistema do Banco Central (BC), que promete abrir e modernizar o setor bancário brasileiro, será implementado no país.

Além de aumentar a eficiência dos bancos para os consumidores e a competição do Sistema Financeiro Nacional, questões como aumento de limite em cartões de crédito serão mais fáceis com o Open Banking.

Veja como o novo sistema bancário pode te ajudar a conseguir mais crédito em bancos digitais como Nubank e Banco Inter:

O que é Open Banking?

Segundo o Banco Central, o Open Banking tem como objetivo aumentar a eficiência, assim como acirrar a competição do Sistema Financeiro Nacional. Além disso, o sistema abre espaço para a atuação de novas empresas nesse setor.

Portanto, de acordo com a Lei de Proteção de Dados Pessoais, o Open Banking parte da afirmativa de que os dados bancários pertencem aos clientes e não aos bancos.

Com isso, uma vez autorizadas pelas pessoas, as instituições financeiras compartilharão dados, produtos e serviços umas com outras. Isso tudo por meio de abertura e integração de plataformas de tecnologia.

Em suma, o cliente poderá visualizar em um único aplicativo o extrato de todas as suas contas bancárias e investimentos, ou até  fazer uma transferência e realizar um pagamento sem precisar acessar diretamente o site ou aplicativo do banco. Tudo isso unificado em um único sistema.

Ilustração Open Banking

Como o Open Banking facilita o crédito?

Após a implementação do Open Banking, o histórico financeiro ficará à disposição do cliente e não mais das instituições financeiras.

Portanto, na prática, caso o cliente esteja em uma instituição a muitos anos, tenha histórico de investimento, limites bons, assim como bons histórico de pagamento, ele poderá autorizar que uma nova instituição de seu interesse tenha acesso a todas essas informações.

Dessa forma, fica mais fácil para um banco digital como o Nubank ou Banco Inter analisar um cliente. Portanto, eles dariam ao usuário, de cara, um limite mais alto.

Dois lados da mesma moeda

O Open Banking é uma inovação moderna que tem como principal objetivo a descentralização do sistema bancário no país.

Dessa forma, a monopolização das grandes instituições financeiras está em perigo. Mesmo assim, de acordo com os especialistas, os grandes bancos não estão sob risco de queda ou algo do gênero.

Na mesma proporção, o sistema amplia uma área de crescimento para novos bancos, como fintechs e bancos digitais.