O Nubank anunciou nesta terça (8) que recebeu US$ 500 milhões de um aporte da Berkshire Hathaway, empresa de um dos maiores investidores do mundo, o bilionário Warren Buffett.
Com esse investimento, o Nubank se torna o banco digital mais valioso do mundo. A Startup foi avaliado em US$ 30 bilhões, o que valorizou a instituição em cerca de 20% em menos de seis meses.
Segundo Fabrizio Gueratto, Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, há uma visão visionária e vários motivos por trás do investimento do bilionário. “ O Buffett já perdeu outras oportunidades de investir em empresas de tecnologia, com certeza não quer perder novas oportunidades agora.
Então ele consegue enxergar que o Nubank agora tem um modelo de negócios escalável e replicável para outras partes do mundo, portanto o Buffett não tá investindo pensando que a empresa vai crescer cada vez mais no Brasil, ele tá investindo por que o Nubank vai expandir com rapidez para outras lugares do mundo”, afirma Gueratto.
Aposta de Buffett no mercado brasileiro
A princípio, essa é uma das raras apostas da gestora do bilionário Buffett no mercado brasileiro, principalmente em uma instituição de capital fechado.
O Nubank recebeu também um aporte adicional de US$ 250 milhões, liderado pela americana Sands Capital com outros investidores estrangeiros, assim como também, outras companhias brasileiras, como a Verde Asset e Absoluto Partners. Portanto, o banco captou um total de US$ 750 milhões.
O valor é uma extensão de uma captação anunciada em janeiro desse ano pelo Nubank. Nessa época, o banco digital conseguiu US$ 400 milhões a um valuation de US$ 25 bilhões.
Agora, com esse capital de investimentos, a rodada totaliza US$ 1,15 bilhão, a maior da história em toda a América Latina. O volume é mais da metade do que o Nubank ganhou em toda a sua existência, somando US$ 2 bilhões.
Declarações do Banco
Em nota, o banco afirma que o investimento levantado será usado para o crescimento do Nubank, principalmente em relação a oferta de produtos, novas soluções ao portfólio e também para manter o ritmo de crescimento em termos de penetração de mercado como, por exemplo, no setor de investimentos.
O Nubank informou que esse capital irá para a expansão em âmbito internacional da empresa. Assim, a instituição lançou seu primeiro produto no México há um ano. Entretanto, já recebeu 1,5 milhão de inscrições, portanto é uma das maiores emissoras de novos cartões de crédito do México.
Além disso, na Colômbia, onde o Nubank desembarcou há cerca de seis meses e tem projetos ainda em fase beta, mais de 300 mil colombianos já se inscreveram na lista de espera para se tornarem clientes do cartão de crédito.