MODAL: Ata do Copom em análise

Comunicado em linha com o documento

O Banco Central do Brasil divulgou hoje pela manhã a ata da 252ª reunião do COPOM.
O documento mantém o tom preocupado em relação as expectativas de inflação conforme o expressado no comunicado, mas aparenta modular o tom da mensagem face os comentários do executivo.

Comentário:

O Banco Central divulgou hoje pela manhã a ata da 252ª reunião do COPOM. Na leitura do documento, merece destaque a sequência dos parágrafos 12 a 16 onde o COPOM discute de forma pormenorizada a elevação das expectativas de inflação em prazos mais longos e destaca três alternativas sobre este movimento, a saber: possível leniência por parte do Banco Central com as metas estabelecidas pelo CMN; consequência de política fiscal expansionista e  possibilidade de alteração das metas de inflação definidas.

O COPOM reforça que atua para garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo CMN e que isso se sobrepõe à discussão da motivação para as expectativas elevadas.
Cabe destacar a discussão do 16º parágrafo, onde a autoridade monetária reforça que não observou incremento relevante sobre a atividade econômica dado o cenário fiscal. Por outro lado, ao comentar o pacote fiscal anunciado pelo Ministro da Fazenda em janeiro, o documento reforça que o “Comitê manteve sua governança usual de incorporar as políticas já aprovadas em lei, mas reconhece que a execução de tal pacote atenuaria os estímulos fiscais sobre a demanda, reduzindo o risco de alta sobre a inflação”.

Adicionalmente, ressalta-se a discussão presente no oitavo parágrafo sobre a possível elevação da taxa neutra de juros e opção do COPOM em manter o patamar de 4% para este momento.

Em suma, a ata mantém o tom preocupado em relação as expectativas de inflação conforme o expressado no comunicado, mas aparenta modular o tom da mensagem face os comentários do executivo. Ceteris Paribus, nossa projeção de SELIC para 2023 permanece inalterada em 13.75%.

*Felipe Sichel é economista-chefe e sócio do Modal

Veja também no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.