Livro Bege destaca fraco desempenho industrial dos EUA

Na ponta contrária alguns distritos apontaram aumento no Turismo

O Federal Reserve mostrou no Livro Bege, que é um compilado de relatórios dos 12 Distritos do banco central, que quase todos reportaram pouca ou nenhuma mudança na atividade econômica desde o período anterior do documento.

Dos quatro distritos que diferiram, três reportaram um crescimento modesto e um reportou um declínio moderado. “Os consumidores proporcionaram algum alívio sazonal durante as férias, satisfazendo as expectativas na maioria dos distritos e superando as expectativas em três distritos, incluindo em Nova York, que registaram fortes gastos nas férias em vestuário, brinquedos e artigos desportivos”, disseram os técnicos do Fed. Além disso, a demanda sazonal aumentou o volume de frete aéreo do comércio eletrônico em Richmond e dos empréstimos com cartão de crédito na Filadélfia.

Vários distritos notaram um aumento nas viagens de lazer e um contacto turístico descreveu a cidade de Nova York como movimentada. Contatos de quase todos os distritos relataram diminuições na atividade industrial. Os distritos continuaram a notar que as elevadas taxas de juros limitavam as vendas de automóveis e os negócios imobiliários. “No entanto, a perspectiva de queda das taxas de juros foi citada por numerosos contatos em vários setores como fonte de otimismo. Em contraste, as preocupações com o mercado de escritórios, o enfraquecimento da procura global e o ciclo político de 2024 foram frequentemente citados como fontes de incerteza econômica”, enumeraram.

No geral, a maioria dos Distritos indicou que as expectativas das suas empresas relativamente ao crescimento futuro eram positivas, tinham melhorado, ou ambas.

Mercados de Trabalho

Sete distritos descreveram pouca ou nenhuma mudança líquida nos níveis globais de emprego, enquanto o ritmo de crescimento do emprego foi descrito como modesto a moderado em quatro distritos. Dois distritos continuaram a registar um mercado de trabalho restrito e vários descreveram desafios de contratação para empresas que procuram competências especializadas, como mecânicos de automóveis ou engenheiros experientes nos distritos de Boston e São Francisco, respetivamente. “No entanto, quase todos os distritos citaram um ou mais sinais de arrefecimento do mercado de trabalho, tais como maiores grupos de candidatos, taxas de rotatividade mais baixas, contratações mais seletivas por parte das empresas e redução das pressões salariais”, explicaram.

O ritmo de crescimento salarial foi caracterizado como moderado em Boston, Richmond, Chicago e Dallas; tão modesto em Nova York e Filadélfia; e tão leve em St. Louis. As empresas de muitos distritos esperavam que as pressões salariais diminuíssem e que o crescimento salarial caísse ainda mais durante o próximo ano.

Preços

Seis distritos notaram que os seus contatos relataram aumentos de preços ligeiros ou modestos e dois registaram aumentos moderados. Cinco distritos também observaram que os aumentos globais de preços diminuíram até certo ponto em relação ao período anterior, enquanto outros três não indicaram nenhuma mudança significativa nas pressões sobre os preços. ” As empresas na maioria dos distritos citaram exemplos de preços de factores de produção estáveis ​​ou em queda, especialmente nos setores da indústria transformadora e da construção, e de mais descontos por parte dos concessionários de automóveis”, avaliaram.

Os distritos também observaram que o aumento da sensibilidade aos preços no consumidor forçou os retalhistas a estreitar as suas margens de lucro e a recuar, por sua vez, nos esforços dos seus fornecedores para aumentar os preços. “Os aumentos de prêmios para seguros de propriedades e acidentes e para seguros de saúde continuam a impactar a maioria das empresas. Três distritos observaram que as suas empresas esperavam que os aumentos de preços diminuíssem ainda mais durante o próximo ano, enquanto as empresas de quatro distritos previam poucas mudanças”, concluíram.

banco centralDistritosLivro Bege