Investimentos alternativos para 2021 podem ser uma grande sacada

Como temos observado ao longo de 2020, a pandemia e a resultante paralisação econômica global trouxeram surtos de dificuldades e desafios nas alocações de investimento.

Mas como dizemos que a crise nem sempre é ruim para todos, começamos a enxergar melhor as oportunidades potenciais para estratégias alternativas.

Embora certamente ainda não estejamos perto de enxergar o fim da pandemia e das implicações econômicas relacionadas, achamos que vale a pena considerar algumas das outras dinâmicas do mercado e da indústria que provavelmente impactarão o ambiente para estratégias alternativas nos próximos meses e anos.

Investimentos: pandemia

Os investidores de sucesso durante a pandemia não foram aqueles que copiam as “fórmulas mágicas” de influencers. São aqueles que aprendem como o mercado e cenário macroeconômico funciona e com segurança faz suas “apostas”. Aprendendo a nadar na crise com resiliência. E os produtos alternativos trazem exatamente isso.

Oportunidades fora da caixa, logicamente com seus devidos riscos, mas que tiram o investidor qualificado da zona de conforto. Um ativo alternativo entrou no radar dos forasteiros investidores em 2020: o Bitcoin, melhor definido como criptomoeda.

Criptos

Você precisa ter investimento em Criptomoeda? Não. Mas o investidor bem orientado e estudado, tem. Nem que seja 1% do seu portfólio. Afinal ele não fica para trás das tendências e chances de êxito de suas escolhas de portfólio diversificado.

É por isso que os especialistas recomendam que você tenha uma combinação adequada de ações, fundos e alternativos. É também por isso que você precisa de uma boa mistura de nacional e internacional, para que as desgraças de qualquer nação não afundem sua fortuna. Mas que você possa aproveitar o melhor da alta de cada país, ativo, estratégia.

Quanto deve ser em investimentos alternativos?

Esta é uma questão desafiadora porque os investimentos alternativos são muito diferentes entre si. E não são substitutos perfeitos um do outro.

Investimentos diversos podem ser um termo melhor! O mercado imobiliário não é nada como arte. Arte não é nada como direitos minerais.

Ativos alternativos

Dito isso, os especialistas dirão que você deve estar entre 7-12% em ativos alternativos. O mercado imobiliário é uma alternativa de investimento. Para muitos, o valor da casa é uma grande porcentagem de seu patrimônio líquido… muitas pessoas já têm uma grande exposição ao mercado imobiliário e não sabem disso.

Então seja inteligente. Analise bem sua carteira, a concentração de ativos e invista nessa ideia.

Você não só não vai querer ficar de fora dessa, como vovó sempre ensinou, nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.

Diversifique!
  • clique aqui se já for investidor