A inflão no PPI – Índice de Preços ao Produtor dos EUA caiu 0,1% em dezembro, com ajuste sazonal, e ficando abaixo do que esperavam os analistas da alta de 0,1%, mostrou hoje o Departamento de Estatísticas.
O resultado de dezembro foi igual ao do mês anterior e queda de 0,4% em outubro. Na base ajustada, o índice para resultados finais subiu 1,0% no ano de 2023, depois da alta de 6,4% em 2022.
A queda de dezembro no índice final foi atribuída por um recuo de 0,4%. O índice de serviços permaneceu inalterado. O índice de demanda final, menos alimentos, energia e serviços comerciais, subiu 0,2% em dezembro depois de subir 0,1% em novembro e outubro.
Preços para demanda final menos alimentos, energia e serviços comerciais, subiram 2,5% em 2023, depois da alta de 4,7% em 2022.
Destaque que contribuíram com o resultado
Em dezembro, a queda em mais da metade do índice de bens de demanda final é atribuível aos preços do gasóleo, que caíram 12,4%. “Os índices de combustível de aviação; ovos para uso fresco; não-refrigerantes gaseificados; automóveis de passageiros; e o feno, as sementes de feno e as oleaginosas também caíram. Em contraste, os preços da gasolina subiram 2,1%. Os índices para refrigerantes e sucatas não ferrosas também aumentou”, disseram os analistas do Departamento de Estatísticas dos EUA.
Investir em 2024? Vai ser Trade! Quer saber como? É só clicar aqui