Inflação dos EUA fica estável no mês

Projeções dos analistas apontavam para alta em 0,1%

A inflação dos EUA ficou estável em outubro (0,0%). Com isso, o Índice de Preços ao Consumidor – CPI permaneceu inalterado em outubro (base ajustada), depois de subir 0,4% em setembro. Esse comportamento é o mais lento desde 2021 e também abaixo das projeções de 0,1% mês a mês e 3,3% ao ano. Os dados são do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA.

Nos últimos 12 meses, o índice de todos os itens subiu 3,2% antes dos efeitos sazonais.
A última leitura para os 12 meses foi de 3,7%. “O índice de habitação continuou subindo em outubro, compensando a queda do índice da gasolina e resultando na manutenção do índice dessazonalizado ao longo do mês”, disseram os analistas.

Índices detalhados

O índice de energia caiu 2,5% ao longo do mês, já que um declínio de 5,0% no índice da gasolina mais do que compensou os aumentos nos outros índices de componentes energéticos.

O índice alimentar subiu 0,3% em outubro, depois de subir 0,2% em setembro. O índice de alimentação em casa cresceu 0,3% no mês, enquanto o índice para alimentação fora de casa aumentou 0,4%.

O índice para todos os itens, menos alimentos e energia, subiu 0,2% em outubro, após subir 0,3% em setembro.

“Os índices que aumentaram em outubro incluem aluguel e equivalente, veículos automotores seguros, assistência médica, recreação e cuidados pessoais. Os índices de hospedagem fora de casa, utilizados carros e caminhões, comunicações e tarifas aéreas estavam entre os que diminuíram ao longo do mês”, disseram.

O índice de todos os itens subiu 3,2% nos 12 meses encerrados em outubro, alta menor do que o aumento de 3,7% nos 12 meses encerrados em setembro. O índice de todos os itens, menos alimentos e energia, subiu 4,0% nos últimos 12 meses, a menor variação em 12 meses desde o período encerrado em setembro de 2021.

O índice de energia diminuiu 4,5% nos 12 meses encerrados em outubro, e o índice de alimentos. O índice aumentou 3,3% no ano passado.

Mercado e as reações

Depois da cautela nas negociações do dia anterior, os índices de Wall Street estão em forte recuperação. O movimento altista ocorreu logo depois da divulgação do CPI, que na visão dos traders poderá pesar na decisão do Federal Reserve em direcionar a política de juros. Contudo, o índice no ano está distante da meta do banco central em 2%.

Há pouco, o Dow Jones subia 1,08%, o S&P avançava 1,41% e o Nasdaq  disparava 1,65%.

Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.