O Índice de Preços ao Consumidor Urbano – CPI-U ficou em 0,2% em junho na base ajustada, depois de 0,1% em maio. Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 3,0% antes do ajuste, no que seria o menor resultado desde março de 2021.
Em 0,2% para junho, o índice ficou abaixo das projeções de 0,3%, mas ficou acima da última leitura de 0,1%. Os dados são do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos e foram apresentados nesta manhã.
Para abrigo, o índice foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, respondendo por mais de 70% da alta, com o índice de seguro de veículos automotores contribuindo.
Na mesma linha de alta ficou o setor de alimentos, +0,1% em junho, depois da um avanço de 0,2% no mês anterior. A alimentação em casa manteve-se inalterada no mês, enquanto fora subiu 0,4% em junho.
“Com a alta de 0,2% em junho, o resultado foi o menor em 1 mês desde agosto de 2021. Os índices que aumentaram em junho incluem abrigo, seguro de veículos, vestuário, recreação e cuidados pessoais. Os índices de tarifas aéreas, comunicação, carros e caminhões usados móveis domésticos e operações estavam entre os que diminuíram ao longo do mês”, disseram os técnicos do Departamento.
Resultado do CPI em 12 meses
O resultado para todos os itens subiu 3,0% nos 12 meses encerrados em junho, no que seria o menor avanço do período (12 meses) desde o final de março de 2021.
No geral, o índice de todos os itens, menos alimentos e energia, subiu 4,8% nos últimos 12 meses. O índice de alimentos aumentou 5,7% em relação ao ano passado.
No item energia, o índice subiu 0,6% em junho, após cair 3,6% em maio. O índice da gasolina subiu 1,0% em junho, após uma queda de 5,6% no mês anterior. Antes ajuste sazonal, os preços da gasolina subiram 0,7% em junho.
Outros componentes de energia foram misturados. O índice de eletricidade aumentou 0,9% em junho, depois de cair em cada um dos três meses anteriores. O índice do gás natural diminuiu 1,7% face ao mês, a 5ª queda consecutiva naquele índice. O índice do óleo combustível também caiu em junho, caindo 0,4%.
Em 12 meses, o índice de energia caiu 16,7%. O índice da gasolina caiu 26,5% nos últimos 12 meses, enquanto o índice do gás natural caiu 18,6%, e o óleo combustível caiu 36,6% no período. Em contrapartida, o índice da eletricidade subiu 5,4% em um ano.
Medidas de CPI não ajustadas sazonalmente
O indicador – Todos os Consumidores Urbanos – C-CPI-U aumentou 3,4% em relação aos últimos 12 meses. No mês, o CPI aumentou 0,3% antes do ajuste sazonal.
A próxima divulgação está prevista para quinta-feira, 10 de agosto de 2023.
Sobre a pesquisa
A inflação do CPI mede a mudança nos preços pagos pelos consumidores por bens e serviços. O CPI reflete os padrões de gastos para cada um dos dois grupos populacionais: todos consumidores urbanos e assalariados urbanos e trabalhadores administrativos. O grupo de consumidores urbanos representa cerca de 93% da população total dos Estados Unidos.
*Todas as informações são do Dept. de Estatísticas do Trabalho dos EUA
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui