A inflação ficou abaixo do esperado nos Estados Unidos. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, em inglês) não superou as expectativas de novembro, e se encontrou em meio a quedas, resultando no menor aumento em quase um ano.
Desde novembro de 2021 a inflação subiu 7,1%, sendo a menor taxa registrada. Em novembro de 2022 o Índice de Preços ao Consumidor aumentou 0,1%.
Com isso o FED (Federal Reserve) poderá começar a reduzir o aumento da taxa de juros na quarta-feira (14). Já seguindo uma onda de altas de juros, foi divulgado que o FED poderia elevar a taxa básica de juros, a Fed Funds, em 0,5%, onde será quebrada a sequência de 0,75% que seguiu por quatro vezes consecutivas.
Também foi divulgado que o índice de energia teve queda de 1,6% no último mês, desde sua última alta de 1,8% em outubro.
Com a redução da inflação e a possível redução da taxa de juros dos EUA, o ritmo da economia poderá aumentar e ter e aumentos futuros, levando em conta a defasagem da política monetária.
Ainda há receio de futuros grandes aumentos das taxas, causando maior risco e estresse no mercado, podendo desencadear uma recessão.
Acompanhe mais informações do mercado financeiro no nosso blog.